No dia 23 de agosto partiram para Itabuna os missionários redentoristas de Goiás que vão se unir à equipe nacional para a grande missão. São eles: Pe. Fábio Pascoal, Pe. Wenderson, Pe. Anemézio e Pe. Macedo (foto).
Sobre este acontecimento leia o artigo a seguir:
Missão Interprovincial dos Redentoristas do Brasil
Pe. Antônio Niemiec CSsR
Vice-Povíncia da BahiaA cidade de Itabuna, localizada no território da Vice-província da Bahia, com cerca de 250 mil habitantes, foi escolhida por ser uma realidade que se identifica com o nosso carisma. Prova disso é a afirmação de Dom Ceslau Stanula CSsR, bispo de Itabuna, na carta que escreveu ao governo dos redentoristas na Bahia: "A Diocese de Itabuna é uma diocese ainda missionária e precisa de ajuda dos missionários... A cidade de Itabuna tem ainda muitos bairros que não estão devidamente assistidos por falta de sacerdotes".
Além disso, tanto o bispo como o clero da cidade demonstraram-se dispostos a acolher a proposta do trabalho redentorista, em todas as 14 paróquias da cidade, num total de 55 centros de missão e celebração.
Em maio de 2010 foi celebrada a abertura solene da Missão Interprovincial, a ser realizada ao longo de três anos: 2010 – preparação; 2011 - missão propriamente dita; 2012 - pós-missão.
Um apoio fundamental para essa Missão é a comunidade interprovincial, instalada em Itabuna em 2010, composta pelos confrades da Vice-província da Bahia e da Província de Porto Alegre, que integram a coordenação geral da Missão.
Foram realizados vários encontros de formação missionária para leigos de todas as paróquias da cidade, envolvendo quase 3 mil pessoas, dispostas a colaborar efetivamente na evangelização das famílias nas comunidades. Ao todo, 42 confrades redentoristas das Unidades de Porto Alegre, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Bahia coordenaram os trabalhos de formação e capacitação desses missionários leigos, das paróquias de Itabuna.
O conteúdo dos encontros, realizados nos finais de semana, as iniciativas ao longo da preparação, e o material didático produzido para a pré e pós-missão estão em conformidade com as orientações do Documento de Aparecida e com as recomendações da Missão Continental. Vale salientar também, que o trabalho missionário está sendo realizado no espírito e com a metodologia propostos pela V Conferência do CELAM.
Os respectivos encontros tiveram como tema: 1o: Encontro com Jesus e conversão; 2o: A comunhão dos discípulos missionários na Igreja de Jesus; 3o: Pastoral missionária e Missão Continental.
De 15 a 24 de julho foram realizadas as celebrações de envio missionário para os leigos das paróquias, nos 55 centros de missão que, ao longo de um mês, devem percorrer todas as famílias da cidade para realizar encontros bíblicos nas casas, levando a Boa Nova de Jesus a todas as pessoas. Na ocasião, eles receberam o subsídio missionário, preparado para essa finalidade pela equipe coordenadora da Missão, que tem como título: "Unidos em Cristo: família evangelizando família".
Terminada essa etapa de evangelização nas famílias, a partir de 25 de agosto até 04 de setembro, com a presença de mais de 60 confrades e uns 40 missionários redentoristas leigos, terá início o tempo de proclamação explícita da Palavra de Deus, o tempo forte da Missão.
Fonte: O Rapidinho (Pe. Maurício)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.