De 24 de agosto a 04 de setembro a Cidade de Itabuna na Bahia receberá 60 Missionários redentoristas (Padres, Irmãos, Seminaristas e leigos) que, a pedido do Sr. Bispo Dom Ceslau Stanula, realizarão as Missões Populares em todas Paróquias da cidade. Para esse trabalho missionário as Províncias e Vice-Províncias se unirão enviando seus missionários.
A seguir reproduzimos a mensagem de Dom Ceslau publicada ontem no Jornal "Agora On Line" da cidade de Itabuna:
Missão Continental em Itabuna
Estamos em missão. Atendendo o apelo da Igreja expresso no Documento de Aparecida, a Diocese de Itabuna entrou em Missão Continental. O nosso tema central da Missão é “Sou católico, vivo minha fé”.
Já desde o dia 20 de julho os missionários leigos andam pelas casas com o pequeno andor rezando e meditando a Palavra de Deus. Assim começa o grande movimento que terá o seu ponto alto nas próximas duas semanas, quando chegam os missionários do Brasil todo, com a alegre anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo.
O slogan da Missão Redentorista é “Unidos em Cristo”. Precisamente, porque este é o objetivo de toda caminhada da pessoa humana. Unir-se a seu Criador por meio de Jesus Cristo. Só assim a pessoa encontra a paz e uma plena realização pessoal. Somos criados por Deus para viver em uma grande família que, estamos acostumados de expressar em frase: “viver em comunidade”.
Voltei de Bom Jesus da Lapa. Este ano o Santuário de Bom Jesus da Lapa, a primeira das Sete Maravilha do Brasil” transformou-se em um grande altar em louvor ao Bom Jesus. Segundo os dados oficiais fornecidos aos dirigentes do Santuário, este ano passaram pelo Santuário, mas que 300 mil pessoas, vindos de todos os estados do Brasil, mas principalmente da Bahia e em particular daqui do Sul da Bahia. Foi um constante louvor ao Bom Jesus. Isto significa, que o notável progresso e o bem estar do povo, não o afasta de Deus seus criador. Isto significa também, que o nosso povo de todas as camadas sociais, sente a necessidade de unir-se com Bom Jesus.
Anos atrás se dizia que o Santuário de Bom Jesus da Lapa é o centro do “Turismo dos Pobres”. Hoje, depois de escolher o Bom Jesus da Lapa como a Primeira das Sete Maravilhas do Brasil, vêm aqui as pessoas de todos os estados e de todos os níveis da sociedade. Encontrei lá: juízes, advogados, deputados, médicos, desembargadores e toda classe de profissionais. E todos participando da celebração da Novena e principalmente, da monumental procissão do Bom Jesus. Todos sentem a necessidade de se unir ao Bom Jesus.
Estava presente também o Sr. Governador do Estado, com alguns dos seus secretários, para ver de perto o movimento, para ver como poderiam proporcionar a maior comodidade e segurança a este povo peregrino do Bom Jesus. Numa reunião reservada com os dirigentes do Santuário e as autoridades da cidade da Lapa, foram discutidas as ações que visam o bem estar do povo e dos peregrinos em Bom Jesus da Lapa. Aproveitei a oportunidade do encontro com o Sr. Governador, para falar sobre as necessidades da nossa Itabuna, frisando três pontos: a prometida recuperação da estrada BR 415, trecho Itabuna – Ibicaraí, o que ele garantiu já início de obras em breve; questão da saúde e dos nossos hospitais; e a segurança na cidade e na região. Ele me assegurou de passar estas questões a seus respectivos secretários, expressando o seu apoio.
Unidos em Cristo significa dar-se as mãos para juntos trabalhar pelo bem estar de todos, pela alegria e felicidade de todos.
A Missão, que se está preparando, será o momento alto de reflexão sobre a Palavra de Deus, sobre o sentido da vida e sobre a finalidade da nossa existência para fundamentar e aprofundar ainda mais os valores da unidade e da solidariedade na vivência humana nos dias de hoje.
A Missão Redentorista Continental tem em si o objetivo o aprofundamento da fé e da vida em pequenos setores, em grupos, em famílias. Nos pequenos setores as pessoas se conhecem mais, se sensibilizam mais, experimentam a vida da fé com mais facilidade.
Unidos em Cristo é o objetivo da nossa vida. “Não tenham medo de Cristo! Ele não tira nada e dá tudo. Quem se dá a Ele, recebe cem por um. Sim, abram, abram de par em par as portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida” (Doc. De Aparecida 15).
Convidamos a todos de boa vontade a entrar neste mutirão da fé que é a Santa Missão Continental Redentorista, participar nos atos programados, nas concentrações previstas. Porque a Missão é o tempo da graça, “Vinde Pais, vinde mães, vinde filhos! Vinde todos à missão, são dias de misericórdia, são dias de consolação” (Canto da Missão).
Dom Ceslau Stanula
Bispo Diocesano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.