PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
Nº 0394 28/07/2011
1672. Evangelho de quinta-feira (28-07-2011) - 1ª leit Ex 40, 16-21.34-38; Sl 83, 3-6ª. 8a. 11; Mt 13, 47- 53 - Disse Jesus: “O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar, que recolhe todo tipo de coisa. Quando fica cheia, os pescadores arrastam-na para a praia, sentam-se, juntam os peixes bons nas cestas e jogam fora os maus. Assim será no fim do mundo: virão os anjos para separar os maus do meio dos justos e lançá-los na fornalha ardente, onde vão chorar, rangendo os dentes”. “Compreendestes tudo isso?” “Sim”, responderam. Então ele disse: “Por isso, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como o proprietário que retira de seu tesouro coisas novas e velhas”. Tendo contado essas parábolas, Jesus seguiu adiante.
Recadinho: - Você tem consciência de que Jesus está insistindo na realidade do Reino onde os bons serão premiados e os maus receberão o que merecerem? - Você se considera ‘peixe’ bom para o Reino de Deus? - Não há muita gente que se omite diante das responsabilidades? - Você procura a ajuda de Deus para vencer as dificuldades? - Lembre-se: o futuro depende de cada um de nós!
1673. França: peregrinação reúne islâmicos e cristãos - No dia 24 de julho/11, na pequena cidade francesa Vieux-Marché, realizou-se um evento inter-religioso que tem uma tradição de quase 60 anos: uma peregrinação islâmico-cristã. Houve uma missa na capela dos Sete Santos de Éfeso, inclusive com a presença de representantes da comunidade muçulmana. Milhares de fiéis católicos acompanharam a celebração nos arredores da capela. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Lyon, Dom Philippe Barbarin, que centrou sua homilia no tema da misericórdia, palavra-chave para o diálogo entre muçulmanos, judeus e cristãos: “Por que a palavra misericórdia desertou dos lábios dos católicos?”, perguntou o cardeal. “Por que a utilizamos tão pouco? Por que temos medo de usá-la? Surpreende-me, já que consta em toda parte da Bíblia; seria um conceito maravilhoso para o diálogo inter-religioso”.Dom Philippe recordou que a misericórdia é também o grande legado deixado pelo hoje beato João Paulo II, que dizia: “Misericordioso não é só um adjetivo que podemos atribuir a Deus. A Misericórdia não é só uma das qualidades de Deus, que é também criador, poderoso... A Misericórdia é seu nome”.
1674. Monja de 103 anos na Jornada dos Jovens - A Jornada Mundial da Juventude 2011, de 16 a 21 de agosto/11, terá uma participante de destaque: a monja espanhola Teresita, 103 anos, a mais idosa monja de clausura do mundo. Ela sairá pela primeira vez do convento, onde vive há mais de 84 anos, para participar do encontro do papa com os jovens.Outro dado curioso: Irmã Teresita entrou no convento em que vive ainda hoje exatamente no dia em que Bento XVI nasceu, 16 de abril de 1927. Pertencente à Ordem Cisterciense, a religiosa foi por mais de 20 anos madre superiora da instituição. Sua vida é dedicada à oração e ao trabalho no convento.Irmã Teresita revela que teve medo ao optar pela vida monástica, mas foi ajudada por Deus. “Eu não sabia nada de monjas, mas Ele e Santa Teresinha me ajudaram e entre eles se acertaram para que não perdesse o ânimo”, declarou. E diz mais: “Não se pode viver aborrecida em um convento. Termina mal. Ou se é feliz ou nada”. Insiste: “As pessoas se sentem felizes quando seguem sua vocação. Só
quem a vive pode sabê-lo”. Sobre o seu modo de viver, Irmã Teresita foi bem clara: “Sei que muitos não entenderão minha maneira de viver, mas eu não entendo outra”.
1675. Somos comunicação de Deus - “Quando começamos a ver a encarnação de Deus, vemos que Deus é essencialmente comunicação. Somos pessoas, somos comunicação de Deus. É preciso sussurrar a presença de Deus. Nós fomos atingidos por Deus porque Ele se comunicou a nós. Deus não se guardou para si e nos provoca para comunicá-lo para que os outros percebam como Ele se comunicou a nós. O movimento da comunicação é de Deus para com a pessoa. Deus é que nos encontrou; não fomos nós que o encontramos. O que estamos colocando nas redes ou falando nos rádios? Queremos dar mais visibilidade à Igreja ou tornar Deus mais audível e visível? Que a gente consiga apenas uma coisa: sussurrar a presença de Deus”. Dom Leonardo Ulrich Steiner (Dom Leonardo é secretário geral da CNBB, e falava num painel do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), realizado no Rio de Janeiro (RJ), agora em julho/11. Abordava a importância dos meios católicos como as TVs, rádios, sites e da necessidade de discutir os conteúdos neles colocados.)
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.