![]() |
| PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
Nº 0386 20/07/2011
1641. Evangelho de quarta-feira (20-07-2011) - Sto. Apolinário - 1ª leit Ex 16, 1-5.9-15; Sl 77, 18-19. 23-28; Mt 13, 1-9 - Jesus saiu de casa e sentou-se à beira do lago. Uma grande multidão reuniu-se ao redor dele. Subiu então a uma barca e sentou-se; e toda a multidão estava em pé na praia. Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. E, ao lançar as sementes, uma parte caiu à beira do caminho; os pássaros vieram e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra era pouco profunda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e secou, porque não tinha raiz. Outras sementes caíram entre os espinhos; os espinhos cresceram e as sufocaram. Finalmente, outras caíram em terra boa e produziram fruto: aqui cem, ali sessenta e lá trinta vezes mais. Ouça quem for capaz!”
Recadinho: - A semente da Graça de Deus encontrou terreno fértil em seu coração? - Você pede a Deus que seu coração seja terreno fértil para o crescimento de seu Amor? - Você tem consciência de que semeia o Amor de Deus? - Sua vida produz frutos? - Você se preocupa primariamente em semear ou é daqueles que só ficam se vangloriando dos frutos?
1642. Igreja e Internet: um espaço existencial - Para cerca de 70 bispos do Brasil que se reuniram no Rio de Janeiro para um seminário de Comunicação, a semana passada ficou como um marco, um impulso a mais que a Igreja Católica dá no campo da Comunicação. Tratou-se do primeiro seminário de Comunicação para bispos. Os debates giraram em torno de comunicação, evangelização e as novas tecnologias, colocando o conhecimento da comunicação como parte essencial para a realização de uma boa evangelização. Tratou-se de um “passo importante para valorizar ainda mais a comunicação na Igreja”, disse Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Os temas discutidos foram muitos, apresentados por especialistas da Itália, do México e do Brasil.Na ocasião, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, insistiu na necessidade de se superar uma visão meramente instrumental dos meios de comunicação. Relembrou que a Igreja precisa vencer o desafio da linguagem e promover espaços de diálogo através de uma comunicação isenta de agressividade.Uma das conferências que mais chamou a atenção dos bispos foi sobre os aspectos teológicos da comunicação, feita pelo editor da revista “La Civittà Cattolica”, o italiano P. Antonio Spadaro, que defendeu a internet como um espaço existencial. “A internet não é um meio de evangelização, disse ele, mas um contexto, não um lugar específico no qual se entra em algum momento para viver on line e do qual se sai para entrar novamente na vida offline”.
Outros temas debatidos foram teorias da comunicação, crimes na internet, pessoa digital, novas linguagens midiáticas, educomunicação, processos comunicativos na Igreja, desafios da comunicação institucional, Igreja e opinião pública na situação de conflito e desafios da Pastoral da Comunicação.
1643. Um pedido: que as TVs católicas criem um programa em rede - No Seminário de Comunicação, no Rio de Janeiro, foi apresentado um pedido, muito bem visto pelos bispos participantes do encontro: que as televisões católicas brasileiras façam um programa em rede no qual sejam abordados temas de atualidade que questionem a sociedade. Considerado um encontro de grandes esperanças, os participantes têm consciência de que deram um passo muito importante que ajudará a Igreja Católica a fazer-se presente e a melhor utilizar as novas tecnologias dos meios de comunicação.Sobre o tema, frisou o presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, o Cardeal Raymundo Damasceno: “Já avançamos muito e precisamos continuar caminhando, progredindo dentro dessa mentalidade de comunhão e parceria, pois o nosso objetivo é o mesmo: anunciar o Evangelho. Temos diversos carismas e maneiras de transmitir a mensagem cristã, mas a mesma mensagem que nos une”.O presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, também acredita que a transmissão em rede do posicionamento oficial da Igreja será uma referência para a população. O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Celli, também chamara a atenção para a necessidade dessa comunhão eclesial.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.