OS PAIS DE NOSSA SENHORA
Joaquim e Ana, que casal privilegiado! A tradição lhes concede a honra de ser os pais de Maria Santíssima. Sobre este casal, porém, nada nos fala a Sagrada Escritura. Quem nos socorre é um livro antigo atribuído a São Tiago. Segundo este proto-evangelho, Joaquim e Ana formavam um casal distinto, possuidor também de alguma fortuna. Seu dinheiro era utilizdo para cobrir as próprias necessidades, ajudar o culto e os pobres.
Supõe-se que Joaquim era pastor de ovelhas. Casou-se com Ana aos 20 anos de idade, indo fixar residência em Jerusalém. Ambos eram tementes a Deus e generosos com os pobres. Pareciam felizes. Apenas uma sombra encobria esta felicidade: Os anos foram passando e os filhos não vinham alegrar o casal.
Naquele tempo, não ter filhos era considerado castigo divino. Por isso um amigo permitiu-se uma brincadeira sem graça com Joaquim quando este foi depositar sua oferenda costumeira no templo:
- Para que tanta esmola, se você não está sendo bem visto por Javé? Não vê que sua mulher continua estéril?
- Se for a vontade do Senhor, que assim seja – respondeu Joaquim, bastante hu-milhado.
Com esse espinho e angústia no coração, retirou-se para junto de seus pastores e suas ovelhas no deserto, sem mesmo avisar a esposa. Permaneceu lá pelo espaço de quarenta dias, entre jejuns e penitências. Por fim chegou a notícia tão esperada: Sua esposa havia concebido uma menina. Era a menina prefigurada no Antigo Testamento, destinada a ser a “bendita entre todas as mulheres”.
Não se sabe quando o santo casal morreu. Seu culto se espalhou pelo Oriente e pelo Ocidente e chegou até o Brasil. Sant’Ana é a única santa que é invocada sob o título de Senhora, i.é, “Senhora Sant’Ana”.
Oração: Hoje no dia dos avós, pedimos a bênção do Senhor para todos. Que São Joaquim e Sant’Ana sejam seus modelos na doação generosa.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.