A FRANQUEZA DO APÓSTOLO TOMÉ
Os Evangelhos registram três intervenções suas, nas quais mostrou coragem e franqueza. Citemos essas passagens, sem arriscar-nos a fazer comentários que iriam longe:
- Então, vamos nós também e morramos com Ele (Jo 11,16).
- Senhor, não sabemos para onde vais. Muito menos, sabemos o caminho (Jo 14,5).
- Se eu não vir em suas mãos o lugar dos cravos, e não puser meu dedo no lugar dos cravos, e minha mão no seu lado, eu não acredito (Jo 20,25).
Quando Jesus, oito dias depois, apareceu novamente aos apóstolos, chamou Tomé e mostrou-lhe as chagas. Então ele exclamou:
Meu Senhor e meu Deus! (Jo 20,28.
A atitude de Tomé, i. é, sua incredulidade, foi mais proveitosa para nós do que a Fé demonstrada por Madalena - diz um santo padre. Seu zelo pelo evangelho resgatou e anulou sua aparente incredulidade.
A vida de S. Tomé tem mais fatos lendários que documentados. Segundo um deles, certa feita Nossa Senhora tirou o cinto do seu Filho e o entregou a Tomé. Ficou muitos anos em poder de membros da família que o herdou, até ser levado para uma igreja da Itália. Esta lenda saborosa não tem algo a ver com o diálogo entre Jesus e Tomé após a ressurreição?
Diz a tradição que Tomé trabalhou na Índia, e lá foi martirizado barbaramente.
ASSOMBRO DE SABEDORIA E SANTIDADE
Raimundo Lull (1235-1316) é espanhol. Pertenceu à Ordem Terceira Franciscana. É um dos maiores gênios da Idade Média e o mais original de todos os tempos. Sua imensa produção abrange obras de Teologia, Filosofia, Ciências, Pedagogia, novelas, poemas líricos e místicos de grande beleza.
Casou-se. Teve filhos e muitos bens. Enviuvou. Em dado momento abandonou tudo para dedicar-se inteiramente ao apostolado. Os sarracenos o prenderam e o torturam muitas vezes. Tinha 80 anos quando foi apedrejado em praça pública, na Argélia. Morreu pouco depois no barco que o ia levando para Malhorca.
São Raimundo Lull, roga por nós!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.