PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR |
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
10 ─ Domingo ─ 15º DOMINGO COMUM ─ S. Rufina e Segunda, mártires
Evangelho (Mt 13,1-23) “Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas... Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: ─ Por que lhes falas em parábo-las?”
Os intérpretes discordam quanto ao sentido desse trecho do evangelho. Prefiro a idéia dos que dizem que Jesus não usava palavras para dificultar a compreensão do que dizia. Pelo contrário, usava comparações da vida de cada dia para tornar mais fácil o entendimento de sua doutrina. Deus e as coisas de Deus estão muito acima de nossa capacidade. É a partir das coisas da vida, que podemos ver e tocar, que podemos chegar a ter uma idéia das coisas divinas. E parece que havia ainda outro motivo para Jesus falar usando parábolas. Era para deixar mais espaço para a liberdade de seus ouvintes, para lhes dar mais tempo para ir assimilando aos poucos sua mensagem. Para aceitar o evangelho é preciso que de nossa parte haja boa vontade, desapego de nossas próprias idéias, e abertura para escutar o que Deus nos diz. Afinal, só podemos ser amados e iluminados se nos deixamos amar e iluminar.
Oração
Senhor, agradeço a paciência que tendes comigo, que sou tão lento em vos compreender. Continuai falando ao meu coração, mesmo se dou impressão de não estar ouvindo. Aumentai minha boa vontade, livrai-me de ideias preconcebidas, dai-me a humildade necessária para ser discípulo. Fazei-me atento para perceber a mensagem que me enviais pelas coisas da vida, pelo que acontece ao meu redor. E mais ainda fazei-me atento ao que me dizeis pela boca de meus irmãos, também dos mais simples. Envia ao meu coração vosso Espírito que me ilumine, e me faça dócil aos vossos convites e às vossas orientações. Dai-me a sabedoria necessária para saber viver e distinguir entre o bom e o melhor. E a coragem para procurar e fazer o melhor, sem me contentar com a mediocridade. Aumentai em mim vossa graça, para que produza os frutos que de mim esperais, e jamais seja terra árida e pedregosa. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.