PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR |
Nem sempre presto atenção, mas de vez em quando noto que, o calendário cada dia nos lembra irmãos e irmãs, santos e santas. Boa lembrança, em primeiro lugar porque são irmãos e irmãs. Mas também porque nos mostram que é possível ser feliz, apesar de tudo, se temos Deus no coração e os irmãos ao nosso lado. São homens e mulheres, gente como nós, com nossos sonhos e limitações, que viveram plenamente. Chegaram a se realizar conforme o projeto de Deus. Tinham também defeitos e nunca chegaram a amar o quanto poderiam. Mas fizeram o que conseguiam com a ajuda de Deus.Como dizia, acho que Sto. Agostinho, se eles puderam, nós também podemos. Podemos chegar à perfeição que Deus espera de nós.Dia a dia eles estão a nos desafiar e incitar com seu exemplo. Mostram principalmente que não é de uma só vez que se chega lá, mas passo a passo. E não ficam só olhando: torcem por nós e ajudam-nos com suas orações. É bom saber que sempre temos companhia em nossa caminhada.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
1 ─ Sexta-feira ─ S. AarãoEvangelho (Mt 11,25-30) “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.”
Só no evangelho de Mateus encontramos essas surpreendentes palavras de Jesus. Dirigia-se aos que já não suportavam o peso da religião imposta pelos mestres da lei, com 248 obrigações e 365 proibições. Também a nós Jesus oferece alívio do peso de falsas idéias religiosas e de opressões de vários tipos, e ainda libertação da culpa que nos entristece, e da desesperança triste.
Oração
Senhor, só vós, sendo Filho de Deus, podeis dizer-me com verdade essas palavras. De nada me adiantaria a promessa feita por um simples homem. Creio que podeis libertar-me, aliviar meu sofrimento e devolver-me a esperança. Quero aprender convosco esse jeito novo de viver, na liberdade dos filhos de Deus. Quero aprender a ser feliz, mesmo no meio de lutas e dificuldades. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.