“Para o jantar nós os ordinandos não comparecemos à mesa porque estávamos de retiro, mas passamos o resto da tarde entregues a nossos pensamentos, até que caíu sobre nós a última noite antes de sermos sacerdotes para toda a eternidade.
Pode imaginar a mistura de sentimentos que me assaltaram a alma ao despertar na manhã inolvidável do dia 5. A alegria, porém, era o sol que aclarava tudo e tornava róseos mesmo os rochedos mais escabrosos de algum movimento de temor íntimo pela responsabilidade a ser assumida. Pelas 7:30h da manhã, paramentamo-nos como “é de estilo”, vestindo todos os ornatos, menos a casula, e fomos nos unir à comunidade que, já formada em procissão, estava à espera de Sua Eminência. Logo que o cardeal apareceu, o cortejo se pôs em movimento para a igreja que estava repleta.
O que se seguiu é mais fácil sentir do que descrever: omito o que se passou na igreja. Seria dar o morto pelo vivo, pois as cerimônias da ordenação descritas em papel são como um pálido cadáver destituído daquela plenitude de vida, sem sentimentos e os afetos que empolgam tanto os ordinandos como os assistentes.
Para mim, o momento mais terrível é aquele em que um por um se aproximam os diáconos para, ajoelhados aos pés do bispo, receber aquela imposição das mãos que lhes imprime na alma o caráter e lhes confere o poder sacerdotal. De certo, como você sabe, esta imposição das mãos é o essencial na ordenação, sendo tudo o mais somente preparação, explicação ou consequência desse único ato. Pode imaginar o que senti naquele momento.
O dia da ordenação é também o dia da primeira missa, já que todos os ordinandos rezam com o bispo toda missa desde o ofertório e consagram todos juntamente com o bispo ordenante o pão e o vinho.”
PADRE VITOR COELHO DE ALMEIDA CSsR |
NOTA: Trecho da carta de agosto de 1923 do servo de Deus, Padre Vitor Coelho de Almeida, Redentorista cujo dia lembramos hoje, e esperamos ansiosos pelo reconhecimento do seu processo de beatificação que o tornará venerável. O excerto acima , carta dirigida à sua irmã Valeriana, religiosa noviça da Congregação do Bom Pastor, foi publicado no Boletim Informativo da Causa de Beatificação do Padre Vitor Coelho em julho de 2010, sob a responsabilidade do então vice-postulador, Padre Júlio J. Brustoloni CSsR.
"Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração," SANTO AFONSO - (Constituição 20)
Veja os blogs:
http://tavoladosseminarios.blogspot.com
http://uneserinterativablogspot.com
http://ierardibr.blogspot.com
http://ierardisp.wordpress.com
Veja os blogs:
http://tavoladosseminarios.blogspot.com
http://uneserinterativablogspot.com
http://ierardibr.blogspot.com
http://ierardisp.wordpress.com

Do Padre Gilmar Pinheiro Marques:
ResponderExcluirM a r a v i l h a ...!!!Prenuncio de uma santa vida sacerdotal !Pe Victor,homem da Palavra, Homem de Deus ! Qual novo Moises fale a Deus de nós e nos fala ainda de Deus ! Bonita missa hj no Santuario Nacional as 09hs transmitida pela TV Aparecida ,TV pela qual ele tanto ansiava !