PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Amanda: É pecado a moça não casar virgem e vestir de branco?
O vestido de noiva da cor branca é uma convenção em nosso mundo ocidental, que significa pureza. Casar de branco sem ser virgem não é pecado. O pecado já foi cometido antes.
Maria Amélia: O que Jesus quis dizer com esta máxima: “Quem perseverar até o fim será salvo”?
A perseverança é uma virtude do cristão que deve permanecer firme no caminho de Jesus. Não desviar-se do caminho é uma atitude de sensatez, de fidelidade e de amor ao Cristo. É sinal que a pessoa teve confiança em Jesus Cristo e soube agüentar firme sem titubear. A consequencia é a salvação.
Kely Cristina: Desculpe a pergunta, mas esse voto do celibato não é muito difícil de cumprir?
É difícil para quem não tem a vocação ao celibato. Nem todos são capazes de entender e viver esse compromisso, mas é plenamente possível para quem assume como graça de Deus.
Daiane: Todos falam que está chegando o fim dos tempos. A Palavra de Deus diz que temos que ficar atentos. Como assim ficar atentos? Se o mundo vai acabar, dane-se, eu quero é viver!
Não é bem assim, dane-se! Querer viver é uma coisa, agora viver atento e com dignidade é outra coisa. A Palavra de Deus pede de nós atitude de vigilância, de atenção para não cairmos na “onda” do mundo, ou seja, nos contra valores que deterioram os ensinamentos de Jesus.
Lívia Helena: Os presentes dos três Reis Magos a Jesus tinham algum significado especial por ser para Jesus, ou era simplesmente costume da época?
Claro que sim. O Ouro significa que Jesus é Rei, é símbolo de realeza; o Incenso, simboliza o louvor a Deus, só se queima incenso para Deus e a Mirra era um aroma usado no embalsamamento dos mortos. Os magos ofereceram ouro, incenso e mirra porque viram que Jesus era o Rei esperando, Deus Salvador que iria morrer por todos.
Anete: Gostaria que falasse sobre esta passagem da Bíblia: João 8, 1-11.
Jesus nos ensina que não podemos julgar e condenar as pessoas. É preciso em primeiro lugar rever nossas atitudes pessoais, pois muitas vezes condenamos nos outros as atitudes pecaminosas que existem em nós mesmos. Cabe a Deus julgar, condenar ou salvar. Jesus acolhe a pecadora e não aprova o seu pecado, pois diz a ela, “Vá e não peques mais”.
Cláudia Maria: Por que os irmãos de José do Egito tinham tanta inveja dela ao ponto de vendê-lo?
José era o filho preferido de Jacó, apesar de não ser o seu primogênito (mas o primeiro filho de Raquel, a mulher que mais amava), José nunca escondeu a sua posição de superioridade em relação aos outros irmãos, que se ia manifestando através de sonhos em que a sua figura tomava sempre um lugar de destaque e liderança. O favoritismo, de que era alvo por parte do pai, valeu-lhe a malquerença dos irmãos, que o venderam, por 20 moedas de prata, como escravo a mercadores ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
Mariana: Por que Jesus hoje não cura como está no evangelho? Era só pedir que ele curava.
Jesus continua realizando muitas curas e sinais ainda hoje. Não é verdade que só naquele tempo ele realizava milagres. Agora, a cura, o milagre é alcançado pela fé que tem fé. A fé em Jesus cura e liberta, mas não devemos buscar só milagres, é preciso viver a confiança em Deus.
Neide Félix: Em Atos 2, 40, Pedro fala “Salvai-vos dessa gente corrompida”. Essa mistura de hoje é o que está estragando as famílias?
Pedro nos ensina que é preciso ter cuidado com a corrupção do mundo e com os que a promovem. Não podemos nos misturar com os que promovem maldades e vivem explorando os outros, apesar de vivermos no mundo corrupto, podemos e devemos viver como santos, ou seja, como seguidores de Jesus, na coerência de nossa fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.