| PADRE ANTÔNIO BORGES DE SOUZA CSsR(+) |
Trindade,GO – Dia 4 de junho o redentorista P. Antonio Borges de Souza foi sepultado após 11 dias de sofrimento, vitima de uma queda fatal, ocorrida no dia 23 de maio, na escadaria da igreja do Santíssimo Redentor, popularmente conhecida como igreja Padre Pelágio.
Cerca das 17 horas o Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz presidiu a missa exequial, sendo concelebrantes o Superior dos Redentoristas P. Fábio Bento da Costa e demais sacerdotes religiosos e diocesanos.
O sepultamento deu-se na capela mortuária da mesma igreja, onde estão as urnas com os despojos dos redentoristas que morreram ou foram sepultados em Trindade nos últimos anos.
Homenagens e obras: Entre o numeroso público que lotou a igreja, estava uma delegação de Sacramento MG, sua terra natal onde P. Borges realizou muitas obras de assistência religiosa. Estavam também presentes seus parentes de Uberaba, Ribeirão Preto e outras cidades onde ele trabalhou.
Com seus quase 90 anos, muito fez pela Congregação Redentorista a que pertenceu, e pelo reino de Deus. Pregou muitas missões, serviu em diversas paróquias, construiu grandes obras em Goiás e São Paulo: seminários, casas paroquiais, conventos, igrejas e capelas onde foi vigário ou formador de jovens seminaristas. Nessas obras contou sempre com muitos benfeitores, nomeadamente parentes seus.
Encarregado de construir essa igreja que futuramente – querendo Deus – será dedicada ao P. Pelágio quando for canonizado, tomou a sério e com amor essa nobre tarefa. Nessa igreja que hoje abriga os restos mortais do Servo de Deus P. Pelágio Sauter, ele deu o suor e o sangue durante doze anos, atendendo pastoralmente visitantes e romeiros.
Como ocorreu o acidente?: Ele estava subindo a escadaria dessa igreja (que ele mesmo construiu) quando, já no terceiro degrau, tropeçou e caiu para trás, fraturando o crânio e outras partes do corpo. Ensangüentado e desmaiado foi levado para o hospital pelo Corpo de Bombeiros, permanecendo em estado de coma, apesar de todos os esforços médicos para o reanimar.
Homem de oração: P. Borges foi um homem de profunda oração. Levantava-se de madrugada para orar diante do Santíssimo Sacramento. Era grande o seu carinho para com a Mãe de Deus. Os santos da sua devoção eram, entre outros, São José e Santa Teresinha do Menino Jesus. Seja para nós um modelo de fé inabalável em Deus nas múltiplas obras que empreendia, e de vida imersa na contemplação do mistério da Trindade Santa. Amém.
Quase na mesma semana - mais dois redentoristas faleceram na Provincia de São Paulo: PP. Hélio Libardi e Antonio Lino Rodrigues. Deus Pai os tenha com Ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.