![]() |
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
Nº 0322 17/05/2011
1359. Evangelho de terça-feira (17-05-2011) - 1ª leit At 11, 19-26; Sl 86, 1-7; Jo 10, 22-30 - Celebravase, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.
Recadinho: - Você recebeu de Deus uma vocação. Qual? - Conhece alguém que recebeu a vocação para a vida religiosa? Como a vive? - O que você mais admira na vocação sacerdotal? - Você reza pelas vocações sacerdotais e religiosas? Com que frequência? Como? - Conhece algum jovem (rapaz ou moça) que manifesta desejo de seguir uma vocação especial de serviço? Você incentiva?
1360. Romaria das Comunidades de Base - No dia 15 de maio/11 foi realizada no Santuário Nacional de Aparecida a 11ª Romaria das Comunidades Eclesiais de Base do Estado de São Paulo, com a presença de 8 mil pessoas. Os participantes se concentraram no Porto de Itaguaçu (local do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida) às 6h para oração e partilha. Em seguida, caminharam para o Santuário, onde participaram da Eucaristia das 8h. As Comunidades Eclesiais de Base (CEB) são comunidades ligadas principalmente à Igreja Católica. Organizam-se em torno das paróquias. Para cada ano escolhem um tema de reflexão, partindo da Campanha da Fraternidade. O tema deste ano foi: “CEBs, romeiras para a construção de um planeta melhor!” Ressalta P. Félix Manoel dos Santos, um dos organizadores da romaria: “A motivação da peregrinação é fortalecer a Fé tendo Nossa Senhora como modelo. Nosso intuito é que esta romaria esteja dentro das comunidades de base como um alimento espiritual, como Nossa Senhora é na vida do povo de Deus. E viemos à Casa da Mãe em busca de mais força, para que Ela nos ajude neste trabalho”. Concluiu P. Félix: “Mesmo visitando o Santuário todos os anos, a cada nova visita a emoção é diferente. Cada momento é sagrado e a sensação quando chegamos é de que tem alguém nos esperando de braços abertos. É uma Mãe afetuosa, que nos ama, que independente de cor e nacionalidade, Ela está nos acolhendo”.
1361. Comunidades de Base no Chile - Realizou-se, de 9 a 13 de maio/11, em Santiago do Chile, o encontro de bispos e delegados das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e a Articulação Nacional das CEBs. O encontro, promovido pelo Departamento de Comunhão Eclesial e Diálogo do Conselho Episcopal Latinoamericano, reuniu 43 pessoas da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Chile, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. “No primeiro dia nos debruçamos em analisar a mudança de época na América Latina e Caribe”, explicou o P. Vileci Vidal, coordenador do 13º Intereclesial de CEBs, que se realizará em Crato (CE) em 2014. Ele representou o Brasil juntamente com o P. Joimar Sella, articulador das CEBs no Cone Sul. Os compromissos assumidos pelos participantes do encontro destacam a preocupação com a identidade das CEBs, sua missão, formação e articulação. “Nossa referência e raiz são as primeiras comunidades cristãs; o centro é Jesus e sua profecia; a Palavra de Deus nos alimenta, ilumina e conduz ao compromisso; vivemos a fé na comunidade de maneira profética e missionária comprometida com a justiça e o bem comum”, explicou P. Vidal. Em relação à missão das CEBs, o padre recordou ainda que é preciso dar novo impulso indo ao encontro dos abandonados, afirmando a opção preferencial pelos pobres no mundo urbano e dos jovens nas famílias, e testemunhar os valores do Reino, além do compromisso com a ecologia e defesa da vida. E é preciso assumir o processo formativo no espírito da missão permanente em seus diferentes níveis - paroquial, regional, nacional e continental. Já a comunhão e a articulação visam “fortalecer e criar espaços de comunhão e articulação nas paroquiais, nas regiões, de modo nacional e continental”.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.