![]() |
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
Nº 0320 15/05/2011
1353. Evangelho de domingo (15-05-2011) - 1ª leit At 2, 14a. 36-41; Sl 22, 1-6; 2ª leit 1Pd 2, 20b-25; Jo10, 1-10 - Naquele tempo, disse Jesus: 'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos’. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Recadinho: - Você tem autoridade sobre alguém? Como a exerce? - Você conhece alguém que recebeu um chamado especial, uma vocação especial de Deus? Quem? E como vive? - Por que às vezes é difícil seguir a Cristo? - Deus nos vigia como o pastor vigia suas ovelhas! Explique esta frase. - Mencione as principais qualidades que tem a ovelha e as virtudes do pastor. (Veja no site PPS e E-book do Evangelho: www.aparecidadasaguas.com)
1354. Bispos presidentes das Comissões Pastorais - Em sua 49ª Assembléia, que se encerrou na sextafeira, 13, a CNBB escolheu os presidentes de suas 12 Comissões Episcopais Pastorais:
01. Para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: Dom Pedro Brito Guimarães (arcebispo de Palmas, no Tocantins).
02. Para o Laicato: Dom Severino Clasen, Bispo da diocese de Araçuaí (MG).
03. Para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial: Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta
Grossa (PR).
04. Para a Animação Bíblico-catequética: Dom Jacinto Bergman, arcebispo de Pelotas (RS).
05. Para a Doutrina da Fé: Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina (PI).
06. Para a Liturgia: Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA).
07. Para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso: Dom Francisco Biasin, bispo de Pesqueira (PE).
08. Para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz: Dom Guilherme Antonio Werlang, bispo de Ipameri (GO).
09. Para a Cultura e Educação: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG).
10. Para a Vida e a Família: Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA).
11. Para a Juventude: Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar de Campo Grande (MS).
12. Para a Comunicação: Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS).
Para delegado da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-americano (Celam): Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG).
1355. CNBB divulgou uma nota de solidariedade aos povos indígenas brasileiros - A nota afirma que
“mais uma vez os bispos tomam conhecimento do sofrimento e injustiça que afetam os povos indígenas do nosso país”. Dentre os mais de 250 povos indígenas do Brasil, cerca de 90 permanecem na condição de isolamento voluntário. “Vivem no meio da floresta, mas têm suas vidas ameaçadas pelos grandes projetos governamentais, muitos deles parte do Programa Nacional de Aceleração do Crescimento (PAC), que avançam sobre seus territórios tradicionais. A condição de vulnerabilidade em que se encontram os expõe ao permanente risco de extinção em consequência dos sérios danos causados por muitas dessas obras, que se demonstram altamente prejudiciais ao próprio meio ambiente”, destacam os bispos. A CNBB finaliza dizendo que, por essas razões, “queremos sensibilizar a sociedade brasileira e chamar a atenção do Governo federal para que cumpra o seu dever constitucional de demarcar e proteger todas as terras tradicionalmente ocupadas, conforme estabelece o artigo 231, de nossa Carta Magna”.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.