![]() |
| PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
Nº 0311 06/05/2011
1312. Evangelho de sexta-feira (06-05-2011) - 1ª leit At 5, 34-42; Sl 26, 1. 4. 13-14; Jo 6, 1-15 - Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
Recadinho: - Você se preocupa com aqueles que não têm pão? - O que sua comunidade faz pelos que não têm o pão de cada dia? - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida? - Você reza às refeições? - Você se lembra de agradecer a Deus por tudo que tem?
1313. Nova página Web para leigos - Em homenagem ao impulso brindado pelo Papa João Paulo II ao apostolado com os leigos, o Pontifício Conselho para os Leigos apresentou, no dia 30 de abril/11, uma nova página Web que passa a fornecer informações sobre a atividade do dicastério vaticano. Servirá para a pastoral vocacional, para ressaltar a importante missão da mulher na Igreja e contribuirá na pastoral juvenil, principalmente como preparação para a Jornada Mundial da Juventude Madrid 2011. Promoverá o esporte e a cultura, meios para o crescimento pessoal e instrumentos para a paz e a irmandade entre as nações. Abordará também associações de leigos, movimentos eclesiásticos e novas comunidades. Está disponível em inglês, italiano, francês e espanhol: www.laici.va
1314. Vietnã: bispo preso após celebrar Missa - Dom Michael Hoang Duc Oanh, que no mesmo povoado já no último Natal tinha sido impedido de celebrar Missa, pôde celebrar a Missa de Páscoa, mas foi detido e levado à delegacia de polícia, acusado de ter realizado um batizado. Isso aconteceu em Son Lang, na região de K'Bang, no Vietnã central. Na Páscoa, o bispo enviara várias solicitações às autoridades em todos os níveis, pedindo a permissão para celebrar a Missa em um vilarejo onde nunca foi possível celebrar a Eucaristia. A permissão lhe foi concedida. Mas, quando Dom Duc Oanh chegou, juntamente com um sacerdote, encontrou um ambiente hostil com homens da polícia e mulheres da Liga Feminina Comunista que superavam o número de fiéis e que controlavam e zombavam do bispo e dos católicos. Formou-se uma longa fila de fiéis que queriam se confessar. A celebração do sacramento da reconciliação ocorreu entre gargalhadas e piadas com comentários sobre os gestos dos fiéis católicos. E, depois da missa, o bispo e o sacerdote foram levados para a delegacia e submetidos a horas de interrogatório. Os oficiais acusaram o bispo de ter violado a licença que “apenas lhe permitia a celebração da Missa de Páscoa”, enquanto ele tinha também “batizado pessoas”, “excedendo deliberadamente o que tinha sido permitido”. O bispo protestou, negando ter “batizado pessoas”, explicando que somente ajudou os fiéis a se reconciliarem com Deus. “Antes de comer - disse - vocês lavam as mãos. Da mesma forma, antes de participar da missa, nós nos lavamos reconciliando-nos com Deus”. A preocupação das autoridades comunistas e as suas acusações se explicam pelo fato de que a diocese registra um grande número de conversões, testemunhadas por mais de 50 mil batismos nos últimos dois anos.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.