![]() |
| PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Berenice: Por que tem crianças que não ficam quietas na Igreja? Dá nos nervos!
Sabe por que criança não fica quieta? É porque ela é criança e não tem obrigação de ter comportamento de adulto. Claro que existem crianças muito levadas e até mal educadas, mas normalmente não devemos coibir as crianças e muito menos exigir delas um comportamento que não é próprio de sua idade. Eu, particularmente, não me incomodo muito com certas movimentações de crianças na Igreja, pois entendo que elas não entendem muito do ritual, mas me incomodo muito com certas atitudes de adultos que não sabem se comportar em determinados ambientes e já tem maturidade suficiente para entender onde estão.
Lídia: A Arca de Noé existiu mesmo?
Não há provas da existência da Arca de Noé, o que se sabe é que certamente houve uma grande catástrofe que inundou o mundo conhecido de então. Muitos povos e tradições relatam a existência do dilúvio, que certamente não foi no mundo inteiro, mas em parte dele. Sobre a existência da Arca de Noé não se tem prova nenhuma. Mas o relato do dilúvio é mais um ensinamento sobre a necessidade de se purificar, não deixando que o pecado nos domine.
Glória: Entre tantos ensinamentos que Jesus deixou, ele também nos disse que fôssemos perfeitos, como nosso Pai que está nos céus é perfeito. Acha que um ser humano pode chegar a tanto?
Existe a possibilidade de sermos santos sim, se não fosse possível Jesus não teria ensinado assim. É um desafio muito grande, mas é possível. Jesus nos deixou as condições para isso, mas normalmente nós queremos caminhar pelo caminho fácil, sem esforço de mudanças radicais em nossa vida.
Nelson: O que Jesus quis dizer com a Parábola do Semeador que está em Mt 13, 1-9. 18-23?
Jesus nos ensina com essa Parábola que devemos ser acolhedores da Palavra que ele lançou entre nós. Se acolhermos com um coração generoso podemos produzir muitos frutos, então seremos como terra fértil que faz a semente germinar.
Aracy: Quando Jesus estava na cruz, ele pediu a Deus que perdoasse as pessoas que lhe fizeram mal, porque não sabiam o que estavam fazendo. Acha que até hoje continuamos na mesma ignorância de antigamente; acha que hoje Jesus ainda diria a mesma coisa para a humanidade?
Certamente o perdão de Deus é infinito, pois Ele é infinitamente misericordioso. Hoje em dia nós temos condições de discernir sobre o certo e o errado, mais do que no tempo de Jesus, pois temos a revelação bíblica completa, temos as ciências humanas, temos leis orientadoras para uma educação mais humana e fraterna. Ninguém pode ignorar estas coisas nos dias de hoje, mas certamente Deus perdoa nossos erros, se arrependermos deles.
Neusina: Por que Jesus se entregou a tanto sofrimento para nos salvar? Não poderia ter sido de outra forma? Isso aconteceu há mais de dois mil anos e, em minha opinião, a humanidade continua perversa e sem salvação.
Poderia ter sido diferente sim, mas ele optou por assumir a condição de servo, se entregando por amor. Poderia ser diferente se a humanidade fosse mais dócil ao amor, coisa que ainda hoje precisamos aprender.
Maria Marta: Parece que existe uma atitude do ser humano imperdoável que é pecar contra o Espírito Santo. Mas, se Jesus disse que nenhuma ovelha de seu rebanho se perderia, então como fica a situação da pessoa diante de Jesus?
Jesus disse que o pecado contra o Espírito Santo não seria perdoado, ou seja, aqueles que negam totalmente a ação de Deus no mundo, quem se recusa a viver sob a graça de Deus, esses não pertencem ao rebanho, ou seja, não são ovelhas de Cristo.
Nora: Uma amiga me disse que ela acredita que Jesus realmente teve irmãos e que a virgindade de Maria era de alma, após o nascimento de Jesus. Afinal, a Bíblia é mais interpretação do que fato, também Parábolas, o que acha? Em Marcos, Lucas, Mateus e Atos dos Apóstolos afirmam sobre os irmãos de Jesus.
Se sua amiga acredita assim é porque ela não sabe ler a Sagrada Escritura. A passagem mais contundente sobre Maria não ter mais filhos está em Jo 19, 27, quando Jesus na cruz entrega sua mãe a João, que era parente de Jesus e não filho de Maria, se ela tivesse mais filhos, certamente iria morar com um deles. Sobre a palavra “irmão” que encontramos em vários trechos, se refere aos primos de Jesus, como Tiago, José e outros. Na língua aramaica não existia a palavra primo, nem tio, nem avô ou essas palavras que relacionam com parentesco, mas se falava em filho, ou irmão. Por exemplo não se vê a palavra avô, mas se fala de pai; não se tem a palavra neto, mas sim filho.
Não identificada: Conhece a comunidade Shalom, ela é reconhecida pela Igreja Católica?
Não conheço a comunidade, mas já ouvi falar sobre ela. É uma comunidade de vida comum, como muitas que tem na Igreja. Não sei dizer se é aprovada pela autoridade eclesiástica.
Nívia Maria: A Santíssima Trindade significa que são três deuses? Isto foi colocado pelos concílios de antigamente? Gostaria de uma explicação.
Não, a Santíssima Trindade não são três deuses, mas um Deus em três pessoas distintas. O Pai é Deus, o Filho Jesus é Deus e o Espírito Santo é Deus. Os três, na comunhão do amor formam o único e verdadeiro Deus. Isso é revelação bíblica, não é fruto de decisão conciliar. Nos primeiros capítulos da Bíblia, no livro de Gênesis, vemos escrito: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”, Deus diz em terceira pessoa, mostrando assim que não se trata de uma única pessoa, mas um só Deus. Jesus nos mostra várias vezes nos evangelho que Ele e o Pai são um só.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.