PADRE LUIS RODRIGUES BATISTA CSsR PROVINCIAL DE SÃO PAULO |
História resumida dos Missionários Redentoristas
A Congregação do Santíssimo Redentor teve início no dia 9 de novembro de 1732, em Scala, Reino de Nápolis, sul da Itália. O fundador é Santo Afonso Maria de Ligório, que se compadecendo pela situação dos pobres e abandonados ao seu redor, quis fundar uma família religiosa missionária para dedicar-se de modo exclusivo, anunciando lhes a Copiosa Redenção. Um dos textos bíblicos que iluminou Santo Afonso é Lucas 4, 16 a 20, onde temos: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres, mandou-me anunciar aos cativos a libertação, aos cegos a recuperação da vista, por em liberdade os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor”.
Santo Afonso foi o primeiro filho de uma família nobre no Reino de Nápolis. De inteligência privilegiada, e para o orgulho do pai, recebeu uma formação intelectual rigorosa. Aos 16 anos, formou-se em direito civil e canônico. Teve uma carreira brilhante como advogado, até que um dia perdeu uma causa por corrupção no Tribunal. Decepcionado, resolveu abandonar a carreira e, contrariando a vontade do pai, pode realizar o seu desejo de se consagrar a Deus. Foi ordenado sacerdote. Em sua época, havia muitos padres na cidade de Nápolis. Porém, Santo Afonso se distinguiu no zelo apostólico e foi ao encontro dos mais abandonados e pobres.
Exausto pelas atividades, foi descansar nas montanhas de Scala, quando se deparou com a realidade de pobreza ainda maior daqueles que viviam longe da cidade, cuidando de ovelhas e cabras. Eram pessoas em situação de extrema pobreza e passavam seus dias na ignorância das coisas de Deus e dos homens. Eram abandonadas e marginalizadas pelo Estado e pela Igreja.
São Geraldo Majella e muitos outros missionários uniram-se à causa que Santo Afonso abraçou para continuar a Obra da Redenção. Um deles foi o Missionário Redentorista São Clemente Maria Hofbauer. Sua importância se dá ao fato de levar a Congregação do Santíssimo Redentor do sul da Itália para a região norte da Europa. Nessa região a Congregação se desenvolveu, atraiu muitas vocações e pode enviar Missionários para outras terras e continentes, chegando, inclusive ao Brasil.
Segue amanhã....
Segue amanhã....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.