PADRE LUIZ RODRIGUES BATISTA CSsR PROVINCIAL DE SÃO PAULO |
Igreja e Seminário São Geraldo Majella
A Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R) chegará à Sorocaba, SP, através da Igreja e do Seminário São Geraldo Majella. No decorrer do ano de 2011, estão sendo construídos o Seminário e a Igreja, com perspectivas para o início das suas atividades em janeiro de 2012. O local escolhido para a edificação: uma área de 5.460 m², localizada na esquina da Avenida Manoel de Camargo Sampaio com a Rua Henrique Carrara Amaral Rogick, em Lopes de Oliveira, região norte da cidade.
O prédio da igreja, com capacidade para acolher cerca de 600 pessoas, terá Celebrações Eucarísticas diárias, Novena Perpétua, às quartas-feiras, dedica a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, atendimento pastoral pelos sacerdotes (aconselhamentos e confissões), além da presença de religiosos e seminaristas nas atividades, junto às comunidades e pastorais da Paróquia São Luiz Gonzaga, na Vila Barão. Outras atividades ainda poderão ser desenvolvidas, conforme as necessidades e planejamentos pastorais que a realidade paroquial, arquidiocesana e comunitária indicarem.
O Seminário São Geraldo Majella acolherá os futuros Missionários Redentoristas que escolheram a vocação à Vida Religiosa e se preparam para serem Irmãos Redentoristas. As atividades dos Irmãos, além das obrigações religiosas, podem ser técnicas ou profissionais em diversas áreas, conforme as aptidões de cada um, mas principalmente levando em conta o Carisma da Congregação Redentorista. Por isso, a escolha da cidade de Sorocaba, como um centro urbano desenvolvido, com várias opções para a formação técnica, profissional e universitária.
A Congregação do Santíssimo Redentor está presente na Arquidiocese de Sorocaba desde 1936, na cidade de Tietê, quando deu-se o início do Seminário Santa Teresinha, onde os Redentoristas cursavam Filosofia e Teologia. No ano de 1966, essa casa de formação mudou a finalidade e passou a acolher o Noviciado Redentorista. Poucos anos depois, mudou novamente para acolher o seminário menor. Desde 1985, funciona nessa casa o Noviciado Redentorista Santa Teresinha. Além de ser uma casa de formação, no Seminário reside uma Comunidade Religiosa, que atua na Igreja Santa Teresinha e uma Equipe Missionária, que se dedica à pregação das Missões Populares.
Os Redentoristas encontraram em Tietê e região um rico seleiro de vocações sacerdotais e religiosas. Hoje, somam mais de 50 Missionários nascidos nessas terras: Tietê, Cerquilho, Sorocaba, Porto Feliz, Piracicaba, Tatuí.
Nos primórdios do Seminário Maior de Tietê, inúmeros sacerdotes redentoristas foram ordenados pelo bispo diocesano de Sorocaba, Dom José Carlos de Aguirre, que ficou conhecido como o bispo que com mais idade e que por mais tempo governou uma diocese. Também foi o que mais ordenou sacerdotes: foram 48 padres seculares e 230 religiosos, totalizando 278.
segue amanhã....
segue amanhã....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.