Nº 0296 21/04/2011
1256. Evangelho de Quinta-Feira Santa (21-04-2011) - 1ª leit Êx 12, 1-8.11-14; Sl 115; 2ª leit 1Cor 11,23-26; Jo 13, 1-15 - Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido. Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse:
“Nem todos estais limpos”. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentouse de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.
Recadinho: - Quando você tem oportunidade de “lavar os pés” (simbolicamente) de seu próximo? Você reza às refeições? Se reza, como é sua oração? Sua presença transmite paz e alegria ao próximo? Vocè pode dizer que se sacrifica por seus irmãos? Você apoia e incentiva os que servem ao próximo com amor?
1257. Os judeus e a condenação de Jesus - Em seu livro mais recente, o Papa Bento XVI não responsabiliza os judeus pela morte de Jesus. O Papa "exonera os judeus" da responsabilidade pela morte de Cristo, uma declaração acolhida "de coração" pela Embaixada de Israel junto à Santa Sé. A Embaixada elogiou a leitura que o Papa faz do julgamento de Jesus, em seu segundo livro sobre Jesus de Nazaré, que trata da sua missão, sua morte e ressurreição. Em comunicado, a Embaixada de Israel mostra gratidão "pela ênfase dada pelo Papa em seu novo livro, esperando que a “visão positiva” do Papa "seja uma fonte de inspiração para os mais de um bilhão de católicos ao redor do mundo". A Embaixada destacou o progresso nas relações entre judeus e católicos, depois do Vaticano II. As palavras do Papa, diz a nota, "são coerentes com a política oficial da Igreja a partir da Declaração “Nostra Aetate”, de 1965" e "é também uma confirmação da conhecida postura do Papa a favor do Povo Judeu e do Estado de Israel."
1258. Os judeus e a condenação de Jesus: o que diz o Papa - No trecho do segundo volume de "Jesus de Nazaré" sobre o julgamento de Jesus, em que o Evangelho se refere aos judeus, o Papa Bento XVI diz exatamente (em tradução não-oficial do boletim de notícias católicas ZENIT): "Perguntemo-nos antes de mais nada: quem eram precisamente os acusadores? Quem insistiu na condenação de Jesus à morte? Nas respostas dos Evangelhos, há diferenças sobre as quais devemos refletir. Segundo João, estes eram simplesmente os ‘judeus’. Mas esta expressão, em João, não indica, de modo algum, como o leitor moderno talvez tenda a interpretar, o povo de Israel como tal, e menos ainda tem um caráter ‘racista'. Em suma, o próprio João, no que diz respeito à nacionalidade, era israelita, como Jesus e toda a sua família. Toda a comunidade primitiva era composta por israelitas. Em João, esta expressão tem um significado preciso e rigorosamente limitado: ele designa, com ela, a aristocracia do templo. Assim, no quarto Evangelho, o círculo dos acusadores que buscam a morte de Jesus é descrito de forma precisa e claramente delimitada: Trata-se precisamente da aristocracia do templo, e inclusive esta não sem exceção, como dá a entender pela alusão a Nicodemos (cf. 7, 50ss)".
A única opção que temos para envio de nossas mensagens diárias é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo. NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS A ALGUÉM. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INDIQUE QUE CLIQUEM NO ENDEREÇO ABAIXO:
aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br e siga os procedimentos solicitados.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site: www.aparecidadasaguas.com
aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br e siga os procedimentos solicitados.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site: www.aparecidadasaguas.com
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
APOIO: Excel - Utilize o Excel como ferramenta para alavancar seu negócio: Aumento de produtividade, otimização de tempo, melhor visibilidade numérica e gráfica. Fornecemos soluções em planilhas no Excel altamente flexíveis, fáceis. Valor acessível. O investimento torna-se fonte de lucro para sua empresa! Especialista em Excel: Tomás Roman de Toledo -tomas.romandetoledo@gmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.