Nº 0295 20/04/2011
1253. Evangelho de quarta-feira (20-04-2011) - 1ª leit Is 50, 4-9ª; Sl 68; Mt 26, 14-25 - Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”. Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.
Recadinho: - Você sabe reconhecer seus erros? Ou não conhece a palavra humildade? Busca compreender os erros dos outros ou é daqueles que só pensam em condenar o próximo? É fácil apontar o dedo contra os outros, não é mesmo? Tem consciência de que Deus é infinitamente misericordioso para com seus erros?
1254. Texto da Via Sacra no Coliseu em Roma - O Papa Bento XVI confiou à monja italiana Maria Rita Piccione a redação das meditações para a Via Sacra de Sexta-Feira Santa deste ano de 2011. Irmã Maria Rita é presidente da Fundação de Monjas Agostinianas e reside em Roma. É a primeira mulher no pontificado de Bento XVI a receber esta tarefa. No passado, outras mulheres escreveram as meditações da tradicional “Via Sacra”: em 1993, a encarregada foi Madre Anna Maria Canopi, beneditina, e, em 1995, Minke de Vries, monja de uma comunidade protestante suíça. Em 2002, as meditações foram escritas por 14 jornalistas credenciados na Santa Sé, incluindo cinco mulheres. Durante a cerimônia, será distribuído um livreto com ilustrações das 14 estações da via sacra. As imagens foram desenhadas por Irmã Elena Manganelli, também agostiniana. Celebrada no Coliseu, em Roma, e presidida pelo Papa, desde o pontificado de Paulo VI, é uma tradição acompanhada por milhares de fiéis, turistas e moradores de Roma, com velas na mão. A celebração é transmitida por canais de TV do mundo inteiro, a partir das 21h15 (hora local de Roma). A Rádio Vaticano transmite ao vivo, como todos os anos, com comentários em português. Nos últimos anos, as meditações foram confiadas por Bento XVI ao Cardeal Ângelo Comastri (2006), arcipreste da Basílica de São Pedro; Cardeal Gianfranco Ravasi (2007), presidente do Conselho Pontifício para a Cultura; Cardeal Joseph Zen Ze-Kiun, arcebispo de Hong Kong (2008); Thomas Menamparampil, arcebispo de Guwahati, Índia (2009) e Cardeal Camillo Ruini, ex-vigário do Papa para a diocese de Roma (2010).
1255. Coleta em toda a Igreja em favor da Terra Santa - O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, cardeal Leonardo Sandri, enviou carta a toda a Igreja Católica lembrando a Coleta especial de ofertas que é feita sempre na Sexta-feira Santa em favor da Terra Santa. Esta coleta "é parte da causa da paz, à qual os irmãos e irmãs da Terra Santa desejam servir como instrumentos eficazes nas mãos do Senhor, para o bem de todo o Oriente", recordou o cardeal Sandri. A coleta de ofertas visa sensibilizar os fiéis com o valor da solidariedade para com a comunidade e as instituições católicas presentes na região e promover iniciativas e intervenções em favor dos lugares santos que conservam a memória de Cristo: as circunscrições eclesiásticas, ordens religiosas e outras pessoas jurídicas eclesiásticas no Líbano, Síria, Iraque, Jordânia, Egito e particularmente em Israel e Palestina. A iniciativa vem dos tempos da Igreja primitiva. O próprio apóstolo Paulo convidava as comunidades da Ásia Menor a sustentar seus irmãos de Jerusalém. Foi o papa Paulo V, em 22 de janeiro de 1618, quem primeiro estabeleceu esta finalidade, enquanto Bento XIV a confirmou em data de 7 de janeiro de 1746.
![]() |
| PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
A única opção que temos para envio de nossas mensagens diárias é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo. NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS A ALGUÉM. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INDIQUE QUE CLIQUEM NO ENDEREÇO ABAIXO:
aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br
aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br
e siga os procedimentos solicitados.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site: www.aparecidadasaguas.com
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site: www.aparecidadasaguas.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.