Nº 0291 16/04/2011
1240. Evangelho de sábado (16-04-2011) - 1ª leit Ez 37, 21-28; Jr 31, 10-13; Jo 11, 45-56 - Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
Recadinho: - A seu modo de ver, qual o Sacramento que mais se negligencia? Quando devemos procurar um sacerdote para a Confissão? Em sua comunidade se faz uma boa preparação para receber os sacramentos do Batismo e do Matrimônio? Que tipo de pessoa tem condição de ser padrinho ou madrinha de Batismo? Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida?
1241. Testemunho de uma adolescente - Em sua Audiência Geral do dia 31 de março/11, o Papa Bento XVI incentivou os católicos a seguirem o exemplo de adesão a Cristo da nova beata Chiara "Luz" Badano, a jovem italiana falecida aos 18 anos devido a um câncer nos ossos e declarada beata pela Igreja Católica no dia 25 de setembro/10 Na ocasião, o Papa abençoou um quadro da Beata, que será enviado à primeira capela dedicada a ela. A capela se encontra na localidade de Bohicon em Benin, país africano ao qual Chiara enviou todo seu dinheiro para colaborar na escavação de 30 poços de água quando já estava prostrada em cama sem poder caminhar devido ao câncer que a afetava. Ao enviar o dinheiro, ela escreveu: “não me serve, eu tenho tudo!" Chiara, que viveu de 1971 a 1990, pertencia ao movimento dos Focolares. O Prefeito para a Congregação das Causas dos Santos, o agora Cardeal Angelo Amato, que presidiu em 2010 a Missa de beatificação de Chiara, ressaltara: “Esta adolescente "nos convida a reencontrar o frescor da vida no entusiasmo da fé. Chiara Badano é uma missionária de Jesus, uma apóstola do Evangelho como boa notícia para um mundo rico em bem-estar, mas com freqüência doente de tristeza e de infelicidade". Chiara dizia: "Eu não tenho pernas. Gostava tanto de passear de bicicleta. Mas em compensação, o Senhor me deu asas". Ao recusar a morfina que lhe ofereciam para amenizar a dores, afirmava "ela me tira a lucidez. Sentindo as dores, posso oferecê-las a Jesus!" Antes de morrer, Chiara Badano doou suas córneas que, após sua morte, foram transplantadas em dois jovens que agora podem ver graças a ela. "Esta moça, de aparência frágil, era em realidade uma mulher forte" que falava de seu "vestido de noiva" que preparou para seu funeral: "não choro porque sou feliz", dizia. A data de se celebrar a nova Beata foi fixada para o dia 29 de outubro, dia de seu nascimento para este mundo.
1242. Campanha da Fraternidade - Terra, “reino da Vida” - A Campanha convida-nos a encarar seriamente a responsabilidade humana em relação ao futuro da vida no planeta Terra, o “ninho da vida” no universo, a casa comum da grande e diversificada família humana. Tratar bem a natureza e cuidar do pedaço do planeta que ocupamos está implicado na nossa fé no Deus Criador. Professamos a fé no Deus, Criador do Céu e da Terra, não importa como, ou quando isso aconteceu. A ciência pode continuar a pesquisar sobre a origem do universo e da vida na Terra e isso não contradiz a nossa fé no Deus Criador. O certo é que não fomos nós que demos origem a toda essa beleza e grandiosidade. Dizer que tudo isso surgiu por si mesmo é um grande absurdo. Cuidar bem da natureza é sinal de fé e de gratidão para com o Deus Criador. Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo.
VIVÊNCIAS - YAHOO
![]() |
| PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR |
Fica nosso convite: divulgue nosso grupo no yahoo, para que outros possam se inscrever. No momento, é a única opção que temos para envio de nossas mensagens diárias:
DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS A ALGUÉM. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INDIQUE COMO: CLICANDO NO ENDEREÇO ABAIXO:
DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS A ALGUÉM. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INDIQUE COMO: CLICANDO NO ENDEREÇO ABAIXO:
aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br e siga os procedimentos solicitados.
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.