Nº 0283 08/04/2011
1213. Evangelho de sexta-feira (08-04-2011) - 1ª leit Sb 2, 1a.12-22; Sl 33; Jo 7, 1-2.10.25-30 - Jesus
andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim, como que às escondidas. Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”. Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. Queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.
Recadinho: - Que lugar ocupa Jesus em sua vida? Você valoriza o sacramento da confissão? Em que sentido? Ser cristão implica em muitas renúncias em sua vida? Quais as principais alegrias que lhe dá o ser cristão? Você consegue atrair outras pessoas para a prática religiosa?
1214. Encontro de articuladores de Comunidades de Base - Até amanhã, 9 de abril/11, estão reunidos na cidade de Santiago, no Chile, representantes de quatro continentes (África, Ásia, Europa e América Latina) no Encontro de Articulação das Comunidades Eclesiais de Base. Destacamos a presença no encontro também de representantes do Cone Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile), da Região Andina (Peru, Bolívia, Equador, Colômbia), da região Caribenha (Guatemala, Honduras, Haiti, Venezuela), do México, do Brasil, da Alemanha, das Filipinas e do Congo. Nestes dias, buscam compreender melhor os desafios que as CEBs enfrentam em seu trabalho e os meios que elas têm encontrado para o seu fortalecimento. O secretário executivo do “Mutirão pela Superação da Miséria e da Fome”, P. Nelito Dornelas, afirmou que as CEBs estão vivendo um momento de graça no atual contexto histórico da Igreja e da sociedade. O relançamento das CEBs, pela 5ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-americano e do Caribe, em Aparecida (SP), as realizações das missões populares, o Documento da CNBB intitulado “Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades eclesiais de base”; a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, tornam-se acontecimentos oportunos em sua caminhada eclesial”, destacou P.Dornelas. Completou: “As comunidades eclesiais de base atuam na reconstrução do humano, através das convivências comunitárias da fé. Procuram caminhos para o reencantamento das pessoas simples, para um encontro pessoal e comunitário com a pessoa de Jesus de Nazaré, o Cristo, e o projeto, por Ele vivenciado, do Reinado de Deus”.
1215. Campanha da Fraternidade - “Há dores que resultam em coisas boas como, por exemplo, a dor do parto que, ao final, trará uma nova vida à luz e também há as dores da agonia. que têm como resultado a morte. Queremos que as dores que hoje o planeta sente resultem em uma coisa boa. Há várias ações individuais e coletivas que podem ajudar na preservação do meio ambiente, entre elas, a diminuição do consumo, uso de sacolas permanentes, lâmpadas econômicas, coleta seletiva, saneamento básico. Os brasileiros produzem, diariamente, mais lixo que a média mundial. No mundo cada pessoa produz, em média, um quilo de lixo; no Brasil a média é de um quilo e meio” (P. Sidney Fabril, coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese de Maringá (PR).
1216. Pastoral da Pessoa Idosa - Com o tema “Cada idade possui a sua beleza e missão”, no dia 3 de abril/11 realizou-se, em Maceió (AL), a 2ª Assembleia pela Pastoral da Pessoa Idosa da arquidiocese de Maceió (AL). Dela participaram os coordenadores e representantes paroquiais, além de multiplicadores e colaboradores da Pastoral da Pessoa Idosa. Na ocasião, P. Bacilon Monteiro lembrou o sentido da visita à pessoa idosa: “Quem faz a experiência com a Palavra de Deus, quem se encontra com Jesus, se faz diferente em seus atos e ações. Quando visitamos as pessoas idosas é a Jesus que acolhemos. Continuemos firmes, com os olhos fixos em Jesus Cristo, como insistia João Paulo II: “Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.