Nº 0288 13/04/2011
1229. Evangelho de quarta-feira (13-04-2011) - 1ª leit Dn 3, 14-20.24.49a.91-92.95; Dn 3, 52-56; Jo 8,31-42 - Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. Vós fazeis as obras do vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.
Recadinho: - Você tem orgulho de ser cristão e procura sempre falar bem de sua Igreja? Você tem consciência de que não basta ser batizado para se dizer filho de Deus? Cite uma boa obra recente que você realizou. A seu modo de ver, qual a melhor obra que sua comunidade faz ou já fez? Tem consciência de que liberdade é estar em condições de fazer o bem e não o mal?
1230. Sacerdote é seqüestrado na Costa do Marfim - No dia 29 de março/11, P. Richard Kissi, diretor diocesano da Cáritas em Abijan (Costa do Marfim), foi sequestrado por um grupo de pessoas armadas. P.Richardi foi sequestrado enquanto se dirigia a Anyama, um subúrbio de Abidjan, para retirar os seminaristas da casa de formação e levar ajuda humanitária urgente a pessoas afetadas pelo conflito que explodiu depois das eleições presidenciais. Desde então, não se tem mais notícias do sacerdote nem se recebeu comunicado dos seqüestradores. Na Costa do Marfim se enfrentam as forças republicanas, ex-rebeldes que apoiam o presidente eleito Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional, e as forças de segurança, que permanecem fiéis ao presidente, Laurant Gbagbo, que não quer reconhecer a vitória de Ouattara nas eleições presidenciais de novembro/10. Atualmente, a Cáritas fornece alimentos e assistência médica para milhares de refugiados neste país africano e na Libéria.
1231. Campanha da Fraternidade - Vida no Planeta - “A consideração da vida no Planeta nasce da importante e interpeladora motivação que toca a fé cristã e a cidadania na sua nobreza. São muitos rostos sofredores por esse mundo afora clamando solidariedade. O olhar lançado sobre a natureza é a referência fundamental para fazer brotar e recuperar sensibilidades. É preciso conscientizar-se, em relação aos resultados, que as mãos humanas estão produzindo e contribuindo nas mudanças climáticas que têm ocasionado sérios desastres na natureza e na vida de todos. É componente importante da cidadania o debate dos aspectos envolvendo o meio ambiente. As questões são, na verdade, muito complexas. Basta considerar as diferentes posições, não só entre ativistas e governantes, como também no meio científico”. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG).
1232. Campanha da Fraternidade - Tempo de conversão - “A Campanha da Fraternidade quer suscitar posturas corajosas de denúncias, apontando responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes de equivocadas escolhas e das atitudes de cidadãos, empresas e governos. O convite à conversão é oportuno e necessário. Pode alcançar o mais recôndito do coração humano até inspirar mudança de conduta, particularmente em relação a posturas, tratamentos e consumo dos bens da natureza no nosso rico planeta Terra. O desafio é tão grande que pode levar muitos a fechar os olhos. É preciso abrir a mente e o coração para o forte apelo que ressoa mais potente no tempo da Quaresma, o convite de Jesus: ‘Convertei-vos’!” Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG).
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.