As notícias do passado são notícias todos os anos.A maior notícia da semana que começa no dia 17 é a do Domingo de Ramos. Isto é, a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Jo 12,12 ss). É importante entender o espírito das celebrações desta semana para não se incorrer na atitude do povo judeu, naquele tempo. Assim na entrada de Jesus em Jerusalém todos aclamaram Jesus como rei, e dias depois o condenaram à morte de cruz (Jo 19,15). A libertação política não saia do interesse do povo. Mesmo aclamando “Hosana ao filho de Davi!” (Mateus 21, 9) queriam um Jesus rei, que os libertasse do poder dos romanos, como foi Davi, que derrotou os filisteus. Quando Jesus confessou claramente: “Sou Rei, mas meu reino não é deste mundo!” (João 18, 36,37) Jesus não interessava mais para eles. As três outras notícias da Semana Santa são: Quinta-Feira-Santa, Sexta-Feira-Santa e Sábado-Santo, que já celebra o Domingo da Ressurreição,
Estas celebrações são importantes porque resumem a Vida de Cristo e apontam para a nossa vida cristã, que deve ser como foi a vida Dele: Vida de amor, de fraternidade e de serviço. A morte de Cristo foi sua entrega total para a união de amor definitiva com o Pai. Jesus, clamando em alta voz, disse: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou!” (Lucas 23, 46). A ressurreição de Cristo foi sua passagem para a vida de união de amor definitiva no Céu. A nossa Vida e a nossa Morte devem ter estes mesmos sentimentos de entrega a Deus, pois já pertencemos ao Senhor, como diz Paulo aos romanos (14, 8). “Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor!” E se somos do Senhor temos que viver também a vida Dele. E a vida dele foi amar, ou seja, passou a vida fazendo o bem. Por isso nos deu o seu mandamento: Esse é o meu Mandamento: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei!” (João 15, 12). E para não ficar só em palavra, Jesus resumiu a sua Vida de amor no Lava-Pés, que celebramos na Quinta Feira Santa: “Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros (João 13, 14). Páscoa é sempre a passagem da vida de amor neste mundo para a vida de amor no Céu. Neste mundo a nossa união com o Cristo é sempre desfeita pelo pecado, que é um não para a vida de amor com Ele (Deus). Por isso, a nossa primeira páscoa para a ressurreição tem que ser em nosso coração, conforme a admoestação do próprio Cristo: “Arrependei-vos (dos pecados) e crede (novamente) no Evangelho (Cristo)! (Marcos 1, 15). Semana Santa celebrada e prolongada na vida de cada dia com Cristo é ressurreição garantida.
ONDE ESTARÃO OS MISSIONÁRIOS?
Na Semana Santa os missionários das Missões Populares estarão ajudando os párocos no atendimento ao povo em suas paróquias nas celebrações, procissões e confissões. Veja em que cidades estarão os 18 missionários na Semana Santa: Pe. Mauro Matiazzi: Laranjal Paulista SP; Pe. Ademir: Tietê SP; Pe.Valdir: Tietê SP; Pe. Luiz Cruz: Tatuí SP; Diácono Edicarlos: São Vicente de Minas: Diácono Pessanha: Moreira Sales PR; Pe. Sebastião dos Reis: Virgínia MG; Pe. Renato: São José dos Campos SP; Pe. Luiz C.Treider: Três Pontas MG; Pe. Ivair e Irmão João Carlos: Elói Mendes MG; Pe. Eduardo: Campo do Meio MG; Pe. José Roberto (Coutinho): Passos MG; Pe. Werner e Pe.Galvão: Piracicaba SP; Pe. Moacyr: Baependi MG; Pe. Anchieta: Ribeirão Bonito SP .
Fonte: Pe. Werner (Missões Redentoristas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.