Data: 08/04/2011
foto: Pe. Paulo Cézar assessorando os Estudos
Segundo a tradição redentorista, cada confrade deve se alimentar de uma sólida formação espiritual e intelectual para exercer bem seu apostolado. Seguindo essa orientação, os missionários redentoristas de Goiás reuniram-se para estudos em Goiânia, entre os dias 04 e 07 de abril de 2011. Tendo em vista as grandes questões da atualidade que tocam profundamente a vida das pessoas, e de modo particular os fiéis cristãos no campo da moral e da ética social, o tema abordado no estudo foi: Moral e Pastoral, alguns indicativos para questões emergentes.
O missionário redentorista, Pe. Paulo César de Oliveira, Mestre em teologia Moral e Professor Titular de Teologia Moral no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás -IFITEG, foi o assessor dos estudos. Ele chama a atenção para os grandes desafios que a Igreja deve estar atenta nos dias de hoje como o direito público, a união de pessoas do mesmo sexo, a família, o aborto, os métodos contraceptivos e os entorpecentes.
Para o religioso moralista, a Igreja não dispõe de muitos espaços para o debate público. Nesse sentido, “a Homilia e o atendimento nos confessionários, são lugares especiais para a orientação do fiel, no sentido de ajudá-lo a formar sua consciência moral renovada”. Para isso “é preciso levar em consideração a categoria Reino de Deus (vida para todos), a experiência humana de cada pessoa conforme o jeito de ser e agir de Jesus, fazer ciências humanas em sintonia com o Magistério da Igreja, participar dos debates públicos, e por último, aproveitar bem as homilias e o atendimento nos confessionários, para ajudar o penitente em suas necessidades”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.