![]() |
| PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Sebastiana: Por que na hora da comunhão somente o padre toma o vinho consagrado e os fiéis não tomam?
A comunhão pode ser recebida pelos fiéis nas duas espécies, ou em uma das espécies, sendo ela o Corpo de Cristo vivo e ressuscitado. Pode-se receber tanto na espécie de pão, como na espécie de vinho ou ainda nas duas espécies. Devido a grande quantidade de fiéis se opta por distribuir somente na espécie de pão, mas em grupos menores pode-se perfeitamente receber a comunhão sob as duas espécies. O importante é receber Cristo na Eucaristia.
Elza: Gostaria que explicasse sobre a passagem de 2Pd 3, 3-4
Pedro está exortando os fiéis a terem cuidado com as pessoas incoerentes, que vivem disseminando desesperança. É importante permanecer fiel e não se misturar com os zombadores.
Lucíola: Explique, por favor, esta passagem de Mt 5, 17-18
Este é um trecho do chamado Sermão da montanha, onde Jesus ensina os seus discípulos sobre a forma como devem se proceder no mundo e aqui ele fala que não veio para abolir a antiga Lei, mas para dar cumprimento a ela, ou seja, levar a Lei à perfeição. Quem acolhe a Lei do Amor vive em Cristo.
Zenilda: Fale um pouco sobre a infância de Jesus.
Não se tem noticia da infância de Jesus, os evangelhos falam muito pouco ou quase nada a esse respeito. Sabe-se pelo evangelho que ele viveu uma vida normal, como qualquer outra criança. Certamente freqüentou a escola, que era nas Sinagogas; aprendeu o ofício do pai, carpinteiro e viveu obediente a seus pais até a idade adulta.
Olímpia: Por favor, explique esta passagem em Mt 11, 28.
No tempo de Jesus, para ser um bom judeu, dever-se-ia cumprir todas as obrigações decorrentes da Lei. Existia 248 mandamentos e 365 proibições para se cumprir os 10 mandamentos da Lei, era quase impossível viver nesse sistema religioso opressor. Jesus convida a todos para se aproximar dele, pois sua Lei é o amor e não um conjunto de normas legais. O texto, portanto, é um convite de amor.
Maristela: Explique como fazer um pedido a Deus de forma correta para alcançar a graça que preciso, ou devo desistir dessa graça? Como terei a resposta de Deus?
A oração deve ser feita com confiança e ser entregue a Deus. Nunca ficar cobrando de Deus, pois Ele sabe do que precisamos, mas atende quando Ele quer e como quer e não como e quando queremos. É preciso ter paciência e aguardar o tempo de Deus. Se Ele não atender é porque não era para o nosso bem.
Terezinha: Sou divorciada e convivo com uma pessoa há quatro anos, não sou casada. Posso comungar?
Esse é um problema sério e a norma da Igreja diz que não se pode receber a comunhão quem vive ilegalmente, mas você deve procurar o padre de sua paróquia, ou onde freqüentar para obter a orientação correta.
Valdivina Maria: Ganhei uma Bíblia muito bonita, veio de longe. Devo pedir para um padre abençoá-la?
A Palavra de Deus já é fonte de bênção e não precisa ser abençoada.
Elza: Minha neta vai fazer 16 anos. Ela mora em João Pessoa e virá à Goiânia para batizar minha bisneta. Com esta idade ela pode ser madrinha? Se puder, ela deve fazer o curso preparatório lá ou aqui?
Pode ser madrinha sim, desde que ela seja batizada e freqüente à Igreja, pois madrinha é para dar testemunho de vida cristã para a afilhada.
Aparecida: Gostaria de fazer uma reclamação: a aspersão de água benta na Matriz de Campinas não é feita de frente e sim pelas costas da pessoa. Isso é ruim.
Esse é um modo de pensar, pois muita gente reclamava quando se aspergia de frente, pois se jogava água no rosto das pessoas. Mas a aspersão é feita assim para facilitar o trabalho dos ministros, que devem agilizar para posteriormente distribuir a sagrada comunhão. O importante é ser aspergido, seja por frente ou pelas costas. Isso não é importante.
Andressa: Se somos Templos do Espírito Santo, uma pessoa que se suicida matou o Espírito Santo que havia nela? Foi um pecado? Ou o Espírito Santo já não habitava mais nesta pessoa?
Geralmente quem tira a própria vida estava vivendo um desequilíbrio muito grande, ou um distúrbio psicológico que não encontra solução. Sei que Deus não leva em conta esses desequilíbrios mas acolhe a pessoa como ela é. Não tenhamos esse modo de pensar antigo, onde se falava que a pessoa que se suicidava estava no inferno. Vejamos as pessoas como Deus vê, com muita misericórdia e compaixão.
Elisa: Nós católicos temos o costume de pedir aos padres que abençoem objetos. Com relação a medalhinhas, imagens de santos, escapulários, estes objetos por si só já não são abençoados?
Nenhum objetos por si só já são abençoados. Quando ganhamos ou adquirimos um objeto de devoção é salutar que peçamos a bênção para que aquele objeto seja usado com devoção e nos motive a viver em oração.
Rosa Maria: O padre é obrigado a ouvir a confissão e dar absolvição para todos?
Ninguém é obrigado a fazer nada, todos nós temos liberdade. O padre tem o dever, por sua função, de atender o fiel. Agora se o padre não estiver em condição de fazer um bom atendimento é melhor que não o faça naquele momento. Sobre dar a absolvição, é claro que ele quando atende uma confissão deve dar a absolvição se o penitente estiver realmente arrependido. Agora tem certos pecados que o perdão deve ser dado somente pelo bispo, ou por padres por ele designados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.