Centro de Assistência Social Copiosa Redenção
Localizado no Parque Itajaí II, Campinas-SP, o Centro de Assistência Social Copiosa Redenção está inserido na comunidade religiosa da Paróquia Santo Afonso, região Noroeste do município de Campinas, considerada uma das regiões mais deficitárias no que diz respeito a equipamentos e serviços de atenção à população. As atividades de implantação tiveram início no mês de março/2010 e o público-alvo são as famílias, crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, decorrente da precarização de renda e do acesso aos serviços públicos e fragilização de vínculo socioafetivo e de pertencimento social.
O Centro de Assistência Social Copiosa Redenção visa promover a integração familiar pelo compartilhar das experiências e maior convivência; oferece atendimento socioeducativo em grupo, com acompanhamento de assistente social, psicóloga e pedagoga. Desenvolve os seguintes projetos:
1. Projeto SOS Família IV
O Projeto teve início no mês de agosto de 2010, com atendimento a 20 famílias, o que equivale a uma média de 80 pessoas. As ações têm enfoque socioeducativo, em espaço de acolhimento e de partilha. São desenvolvidas as seguintes atividades: atendimento psicossocial; orientação e encaminhamento em articulação com a rede socioassistencial; atendimento individual e em grupo, com equipe interdisciplinar, abordando assuntos que venham ao encontro das necessidades dos beneficiários; visita domiciliar; oficina de artesanato; participação no projeto de inclusão digital; atendimento com vale alimentação no valor de R$ 90,00, em substituição à cesta básica; atendimento de necessidades emergenciais de acordo com a demanda.
2. Projeto de Atendimento à Criança e Adolescente
O projeto oferece atividades para crianças de 4 a 12 anos de idade, de segunda a quinta-feira, em horário compatível com o atendimento das famílias e alternado ao horário escolar; e adolescentes de 12 a 18 anos em grupos semanais. Visa trabalhar com os educandos a importância da cidadania e de atitudes cooperativas a partir de atividades lúdicas e participativas, buscando seu desenvolvimento em uma perspectiva social, criativa, afetiva, cultural e histórica.
3. Projeto de Inclusão Digital
O Projeto de Inclusão Digital tem como proposta orientar crianças, adolescentes, adultos e idosos, estendendo-se à comunidade em geral, com programas de inclusão digital, familiarizando-os com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, para que possam se inserir melhor no contexto da modernidade. Visa desenvolver a autoestima nesse processo de aquisição do conhecimento, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e a integração social e familiar. O laboratório conta com seis computadores interligados em rede com acesso à internet, sendo oferecidas informações sobre ferramentas padrões utilizadas no mercado de trabalho (Word, Excel, Power Point etc.), ferramentas de inclusão social (Internet – redes sociais, messenger etc.), jogos educativos e softwares específicos para treinamento, respeitando a faixa etária do grupo. Além disso, utiliza ferramentas audiovisuais, como filmes e vídeos, por exemplo, para ilustrar melhor as necessidades de conhecimento dos dias atuais, buscando a conscientização da importância e das facilidades que a inclusão digital pode proporcionar para cada um de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.