Centro de Assistência Social Educandário do Ss. Redentor
Está localizado no município de Sacramento estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro.
São desenvolvidos os seguintes Projetos:
1. Projeto Semeando o Futuro I
Visa garantir às crianças e adolescentes a proteção integral de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, assegurando-lhes oportunidades a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade em consonância com o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8.069/90.
O Projeto Semeando o Futuro I oferece atendimento a 120 (cento e vinte) crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 17 anos, matriculadas e frequentando a rede pública de ensino, tendo a família como corresponsável desse processo em desenvolvimento e formação dos educandos e comunidade.
O trabalho tem enfoque socioeducativo contribuindo para ampliar as relações interpessoais, desenvolver habilidades e a criatividade, melhorando a autonomia, autoestima, e a socialização. São desenvolvidas as seguintes oficinas:
Oficina de artesanato, oficina de dança, oficina pedagógica, oficina de música, oficina de canto/teatro e de inclusão digital.
Uma equipe interdisciplinar de profissionais de psicologia, serviço social, pedagogia, tecnologia, música, está à frente desse desafio.
2. Projeto SOS Família VI
Visa o atendimento às famílias das crianças e adolescentes matriculados na entidade, porque entendemos que é preciso ver a criança em sua totalidade, voltando o olhar para o cotidiano das famílias. Tudo isso levando em consideração que cada família é composta por indivíduos que, de modo particular, carregam consigo o resultado da forma como apreendem a história de seus antepassados, para que possam haver soluções mais humanizadas para os conflitos familiares.
As famílias cadastradas no Projeto SOS Família VI têm a oportunidade de participarem das oficinas de artesanato e inclusão digital, grupos de orientação para pais, reuniões mensais de orientação e acompanhamento dos filhos, palestras socioeducativas, atendimento individualizado, com assistente social e psicóloga, encaminhamentos à rede, visitas domiciliares e atendimento de necessidades emergenciais.
3. Projeto de Inclusão Digital
O Projeto de Inclusão Digital tem como proposta orientar crianças, adolescentes, adultos e idosos, estendendo-se à comunidade em geral, com programas de inclusão digital, familiarizando-os com o recurso tecnológico, contribuindo para que os mesmos estreitem suas relações com a tecnologia, para que possam se inserir melhor no contexto da modernidade.
Visa desenvolver a autoestima nesse processo de aquisição do conhecimento, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e a integração social e familiar. O laboratório conta com seis computadores interligados em rede, com acesso à internet, sendo oferecidas informações sobre ferramentas padrões utilizadas no mercado de trabalho (Word, Excel, Power Point etc.), ferramentas de inclusão social (Internet – redes sociais, messenger etc.), jogos educativos e softwares específicos para treinamento, respeitando a faixa etária do grupo. Além disso, utiliza ferramentas audiovisuais, como filmes e vídeos, por exemplo, para ilustrar melhor as necessidades de conhecimento dos dias atuais, buscando a conscientização da importância e das facilidades que a inclusão digital pode proporcionar para cada um de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.