CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

3 de abril de 2011

Homilia do 4º Domingo da Quaresma (03.04.11)

Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsR


“Eu creio, Senhor!”

Lavar para ver

Na leitura do texto de Samuel temos uma orientação para a celebração de hoje: ver como Deus vê. Deus disse a Samuel: “Não olhes para sua aparência nem para sua grande estatura. Não julgo segundo os critérios do homem: O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração” (1Sm 16,7). Jesus, ao abrir os olhos ao cego de nascença, sem que ele o pedisse, indica que, ver com os olhos de Deus é dom da fé. Passamos a ter os critérios de Deus para ver, não somente para enxergar. Ver no sentido de contemplar Deus e a salvação de Jesus. Jesus abre os olhos a um cego. Era a festa dos Tabernáculos na qual se celebrava a entrega da Lei de Deus a Moisés. Jesus é a nova lei. Ele envia o cego a lavar-se na piscina de Siloé que significa enviado. Pelo batismo o catecúmeno lava-se em Cristo, o Enviado de Deus. Na dinâmica litúrgica do ano A, continuamos a temática batismal. Nesse domingo os catecúmenos são chamados de “iluminados”. Participam da Luz de Cristo. Por isso lemos o evangelho da cura do cego de nascença. Nunca viu a luz. O milagre quer mostrar a passagem das trevas completas para a luz completa. “Éreis trevas e agora sois luz no Senhor” (Ef 5,8). Paulo diz que a luz se manifesta através de obras da Luz. A quem é batizado, é dito: “Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá” (14). O barro feito com saliva que Jesus passa nos olhos do cego, simboliza dar vida. Na criação do homem Deus dá vida soprando sobre barro. O homem vive de Deus que lhe dá a vida. Jesus manda o cego lavar-se. O batismo lava. O batizado vive em Deus que é Luz; Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo”. Toda cegueira clama por luz. A cegueira do mal e do pecado clama por luz que liberte. Jesus é a luz que se oferece. Depois do ato de fé, o cristão vive na Luz. Este milagre, mais que cura, é um sinal da Glória Divina.
O Senhor é meu Pastor
Jesus é a luz do mundo que, “pelo mistério da Encarnação, conduziu à luz da fé a humanidade que caminhava nas trevas” (prefácio). O sentido do salmo 21, usando a imagem do pastor, se realiza em Jesus que conduzirá às águas do Batismo. Neste rito são lavados os olhos para ver como Deus vê. O ato de fé abre os olhos. O Batismo nos introduz neste “campo” do bom Pastor, isto é, a Vida Eterna. O fundamental do texto é mostrar que Jesus é o Filho de Deus. A resposta de quem tem o novo olhar é dizer: “Eu creio, Senhor” (Jo 9,38). A escolha de quem é chamado à fé é feita por Deus. Não temos mérito, como Davi. Davi é ungido com o óleo. A unção do cego é com a saliva, mais preciosa que o óleo, significa que é doado o que há de melhor na pessoa. É a nova criação, lembrando o gesto de Deus que sopra sobre o homem feito do barro para que tenha vida (Gn 2,7). Jesus põe saliva sobre os olhos do cego para que, sendo lavado, receba a visão plena com o ato de fé. O barro simboliza a fragilidade que é transformada que é elevada à participação da Luz que é Jesus.
A festa que se aproxima
Na perspectiva da festa da Páscoa temos a temática da alegria da salvação que se aproxima: “Iluminai nossos corações com o esplendor de vossa graça” (Pós-Comunhão). Ser iluminado é a condição do cristão. Renovar-se é aplicar nos olhos da fé a Água Viva do Batismo, como fazemos na renovação das promessas. Celebrando a Ressurreição do Senhor, preparados pela Quaresma, podemos renovar nossa fé na Páscoa e dizer: “Eu creio, Senhor!” Neste domingo, chamado da alegria da Páscoa que se aproxima, podemos abrir nossos olhos e ver as maravilhas que Deus fez por nós em Jesus enviado por Ele.
Leituras:1Samuel 16,1b.6-7.10-13ª;Salmo 22;Efésios 5,8-14;João 9,1.6-9.13-17.34-38.

1. No 4º Domingo da Quaresma somos orientados a ver com os olhos de Deus, como o faz na escolha de Davi. Tendo os critérios de Deus passamos não só enxergar, mas a ver. O símbolo da cura do cego está ligado ao Batismo que nos lava para ver de dizer: eu creio. É a ressurreição daquele que crê.

2. Jesus é luz do mundo. Pelo mistério da Encarnação conduziu à luz da fé a humanidade que andava nas trevas. Nós o contemplamos no salmo do Bom Pastor. Ele nos leva às águas. Deus escolhe gratuitamente, como a Davi. Davi é ungido com o óleo, aquele que crê não recebe uma unção externa, mas tudo o que Deus tem de bom, simbolizado na saliva. Temos aí o dom da fé.

3. Neste domingo vivemos a alegria da salvação da Páscoa que já se aproxima na Páscoa. Pedimos a iluminação para ver melhor e professar mais profundamente nossa fé. Podemos abrir os olhos e ver as maravilhas de Deus.

Enxergar para ver

O tempo da Quaresma é um tempo que nos faz lembrar o Batismo, isto é, renovar nossa vontade de seguir Jesus. Por isso lemos o milagre no qual Jesus cura um cego passando o barro feito com a saliva sobre seus olhos. Entendemos também a razão de ser cristãos: mistura perfeita saliva e terra: Deus usando o homem ara salvar homem. Depois mandou lavar os olhos na fonte chamada Siloé, que quer dizer enviado. Ele é o Enviado de Deus que, pelo batismo lava nossos olhos para vermos através da fé. Ficamos assim iluminados.
Vendo pela fé, enxergamos melhor. Aprendemos a ver como Deus vê. A história da escolha de Davi revela que os critérios da fé são outros. Deus vê o coração. Nós vemos a aparência. O salmo do bom pastor nos explica que, ser levado à águas do batismo é como ser conduzido pelo pastor para bons lugares. Deus nos introduz na vida eterna. Somos iluminados por Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.