Reproduzimos o artigo do Pe. Maurício sobre o encontro ocorrido no CERESP :
Santuários são uma missão contínua
Redentoristas de todo Brasil concelebram no Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida.
A segunda turma de redentoristas de todo o Brasil (nove de Goiás) se encontrou em Aparecida-SP para o estudo sobre Pastoral dos Santuários nos dias 21 a 25 de março. O evento aconteceu, como em fevereiro, no Centro de Espiritualidade Redentorista (CERESP), que também é o Seminário Redentorista Santo Afonso, cujo prédio, nos últimos anos, passou por uma reforma completa. Seus grandes dormitórios e salas de estudos viraram aconchegantes quartos individuais ou para duas ou três pessoas, e com suíte.
O encontro promovido pelo Secretariado Interprovincial de Espiritualidade Redentorista, sob a coordenação do Pe. Vinicius Ponciano (SP) e Pe. Afonso Trempa (CG), aconteceu no belo e confortável Auditório Pe. Geraldo Pires de Souza, inaugurado no início do ano, com modernas instalações e com recursos midiáticos para acolher eventos e convenções de alto nível.
Pe. Vitor Hugo (SP) apresentou uma Visão Panorâmica da Igreja a partir do Documento de Aparecida. Depois Pe. Rogério Ramos (SP) trabalhou sobre A Consciência Moral do Homem Pós-Moderno. Houve estudos em grupos, plenários e apresentações/relatórios de trabalhos que são realizados pelos redentoristas nos Santuários deste Brasil (Manaus, Belém, Teresina, Fortaleza, Salvador, Itabuna, Bom Jesus da Lapa, Curvelo, Campos, Curitiba, Paranaguá, Porto Alegre, Aparecida, Trindade, Campinas de Goiânia e outros). Impressionante a densidade de atividades, de vida, de generosidade, de acolhimento, de celebrações, enfim, de evangelização...
Pe. Ulysses (SP) ficou com as reflexões mais diretamente ligadas ao tema central. Falou sobre Os Santuários e a Religiosidade Popular e depois sobre A Missão Evangelizadora Redentorista nos Santuários. Disse ele: “A nossa tradição de trabalho nos Santuários e nas Missões populares e a interação que conseguimos criar entre essas duas pastorais nos dão o direito de afirmar que os Santuários são uma Missão contínua e as Missões são um Santuário móvel ou ambulante. E quando essas duas realidades inteapreragem também com os Meios de Comunicação, alarga-se ainda mais a força da pregação explícita e a responsabilidade evangelizadora diante de Deus, diante da Igreja e diante da Congregação”.
“Acolher bem é também evangelizar”. Essa foi uma frase muito repetida, como uma característica forte dos Santuários. E nesse sentido nossos confrades da Província de São Paulo, especialmente os que nos receberam no velho/novo Santo Afonso, agora também sede do CERESP, foram exímios evangelizadores. Obrigado pela acolhida!
Fonte: Pe. Maurício Brandolize (Rapidinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.