15 DE ABRIL - SANTO DO DIA
APOSTOLO E PAI DOS LEPROSOS
José de Veuster-Wouters (1840-1889 ) nasceu na Bélgica. Ingressou na Congregação dos Padres do Sagrado Coração, passando a chamar-se Damião. Apenas ordenado padre, ofereceu-se para trabalhar entre os leprosos na ilha de Molokai. Ficaria ali para sempre, pois grande era o seu coração. Aqueles enfermos eram carentes de todo o tipo de assistência. O primeiro passo foi recuperar o cemitério e enterrar os mortos. Com freqüencia ia à capital, comprar faixas, remédios, lençóis e roupas para todos.
Construiu uma igrejinha de alvenaria, um pequeno hospital onde, ele e um médico (também afetado pela doença), cuidavam dos doentes mais graves. Dois aquedutos completavam a estrutura sanitária tão necessária à vida daqueles internos. O que é mais importante, sua presença trouxe nova esperança e alívio para os doentes. Já era chamado apóstolo dos leprosos.
Numa noite, ao colocar o pé esquerdo numa bacia com água muito quente, percebeu que tinha contraído a lepra pois não sentiu dor alguma. Já eram passados cerca de dez anos desde quando chegou à ilha. A doença tomou conta do seu corpo inteiro, vindo a falecer dia 15 de abril de 1889.
Em 1936, seu corpo foi transladado para a Bélgica onde recebeu os solenes funerais de Estado. Em 1995 foi beatificado pelo Papa João Paulo II. Sua canonização aconteceu recentemente.
( Canonizado pelo papa Bento XVI em 11 de outubro de 2009)
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.