1147. Evangelho de segunda-feira (21-03-2011) - 1ª leit Dn 9, 4b-10; Sl 78,8-9.11.13; Lc 6, 36-38 - Jesus disse aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Recadinho: O Evangelho para o dia de hoje é breve, mas se estende ao infinito! Misericórdia! Compaixão, solidariedade, ternura, perdão, bondade, acolhida! Esta bem-aventurança nos aproxima do Reino de Deus. É o único caminho! Lembre-se do testemunho do bom samaritano. A misericórdia não tem fronteiras! No caminho de Emaús, à beira do lago da Galiléia, Jesus toma o pão, abençoa-o e o reparte. Os discípulos o reconhecem. Como as pessoas que cruzam nosso caminho reconhecem que somos cristãos?!
1148. Brasil - Japão - Desde a chegada do navio “Kasato Maru” a Santos (SP), em 18 de junho de 1908, os imigrantes japoneses obtiveram muitas conquistas e vitórias, superando inúmeras dificuldades. Do porto de Kobe (Japão), a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, e 12 passageiros independentes. Seu destino eram as plantações de café. Atualmente, o Brasil tem a maior população japonesa fora do Japão. São cerca de 1,5 milhão de pessoas, das quais aproximadamente 1 milhão vivem no Estado de São Paulo. Totalmente integrada à sociedade brasileira, a colônia não perdeu seus costumes e, hoje, vive de perto a tragédia que devastou o país de origem. O mais famoso contexto da via dos japoneses no Brasil é o bairro da Liberdade, na Capital paulista. Ali funciona a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa. Os terremotos, tsunami e perigo nuclear, juntos, são considerados a maior tragédia no Japão, desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No país vivem em torno de 250.000 brasileiros. Ontem, domingo, dia 21 de março/11, na Paróquia Pessoal-Nipo-Brasileira São Gonçalo, em São Paulo (SP), houve um ato inter-religioso em solidariedade às vítimas das tragédias do Japão. Na ocasião, a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo lançou a “Campanha de solidariedade para com o povo japonês”. Doações podem ser depositadas em: Banco Itaú, Agência 0057, Conta Corrente 48.777-9.
1149. Comunicações na era digital - O Setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou a todas as dioceses do Brasil, em parceria com a Editora Paulinas, o material, constituído de cartilha e cartaz, para a comemoração do 45º Dia Mundial da Comunicações, que será no dia 5 de junho/11. O tema deste ano é “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. O conteúdo da cartilha contém a mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, uma reflexão do presidente da Comissão Episcopal para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, Dom Orani João Tempesta, e uma reflexão da jornalista e doutora em comunicação social, Ir. Joana Puntel, sobre o tema da mensagem do Papa, além de algumas sugestões para a celebração e animação do dia. O Papa Paulo VI dizia: “Se nós não conseguirmos compreender a comunicação, fica difícil chegar a todas as pessoas. E vamos nos sentir culpados se a Igreja não usar dos meios de comunicação para a evangelização!”
1150. Marcha pela Vida no Peru - Comemorando o dom da vida, milhares de pessoas se reunirão no dia 26 de março/11, no Parque Selva Alegre, em Arequipa, no Peru, desfilando pelas principais ruas. “Com a marcha, queremos criar um clima de adesão, respeito e valorização da vida humana, para assim gerar uma atitude favorável com relação ao não-nascido e à maternidade, a fim de que esta seja vista como algo bom, positivo, e não como algo negativo e frustrante para a mulher", manifestou Neldy Mendoza, presidente do comitê organizador deste evento. Entre as instituições que participarão, encontram-se associações civis, culturais e artísticas; municipalidades; instituições educativas, clínicas de saúde, grêmios de artesãos, empresas privadas e instituições que trabalham pela infância, juventude, mulher e família.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.