Nº 0263 19/03/2011
1139. Evangelho de sábado (19-03-2011) - 1ª leit 2Sm 7, 4-5a.12-14a.16; Sl 88, 2-5.27 e 29; 2ª leit Rm 4,13.16-18.22; Mt 1, 16.18-21.24 - Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
Recadinho: S. José, abençoai minha família, os de minha casa e os de meu convívio social, para que possamos seguir felizes pelos caminhos de Deus, evangelizando e sendo evangelizados! Abençoai nossa comunidade, para que possa testemunhar sempre o amor de Deus e contribua pela paz em nossos corações, que se irradie para o mundo. Como os anunciadores do Evangelho dos primórdios da Igreja, possamos também nós propagar a bondade e misericórdia de Deus para conosco. Amém. (Veja no site PPS e E-book especiais sobre S. José, que se celebra hoje: www.aparecidadasaguas.com)
1140. Os japoneses e o Santuário Nacional - Um ponto de referência muito significativo para os católicos japoneses e descendentes no Brasil é o Santuário Nacional de Aparecida, onde eles se encontram na tradicional romaria que é realizada ao Santuário a cada dois anos. A romaria é promovida pela Pastoral Nipo-brasileira. Agora, em face aos trágicos acontecimentos do dia 11 de março/11, no Japão, os Missionários Redentoristas têm promovido muita sensibilização e preces pelas vítimas da tragédia diante da Imagem de N. Sra. Aparecida. Também a Campanha da Fraternidade desta Quaresma está levando o Brasil a refletir sobre o tema “Fraternidade e a vida no Planeta”.
1141. Abraçando a Igreja Católica: 600 anglicanos a caminho - Na Quarta-Feira de Cinzas, 9 de março/11, cerca de 600 fiéis anglicanos, acompanhados de 20 pastores, iniciaram um caminho rumo à plena comunhão com a Igreja Católica, através do Ordinariato Católico Nossa Senhora de Walsingham, estabelecido pelo Papa Bento XVI, na Inglaterra. O grupo se une aos cinco ex-bispos anglicanos que já fazem parte deste ordinariato. Mary Huntington, do escritório de imprensa da diocese católica de Brentwood, na área leste de Londres, informou que 241 adultos e crianças, incluindo sete sacerdotes, ingressarão na plena comunhão ali. Simon Chinery, sacerdote anglicano encarregado de duas igrejas em Plymouth, comentou que experimenta "uma sensação de paz, uma sensação de emoção e um pouco de nervosismo" enquanto se prepara para entrar na Igreja Católica.
1142. O que é o “Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora do Walsingham” - A Igreja Católica tem facilitado o processo para os anglicanos que desejam converter-se ao catolicismo. “Antes, a porta estava aberta pela metade, mas agora está de par em par e nos puseram um tapete de boas-vindas", testemunhou Simon Chinery, sacerdote anglicano. Os que estão se convertendo ao Catolicismo não receberão a comunhão até o dia da sua Confirmação, que será pouco antes da Páscoa. Os sacerdotes anglicanos serão ordenados sacerdotes católicos na festa de Pentecostes, completando, por um certo período, a formação teológica apropriada. A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna depois que algumas de suas comunidades aprovaram a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica ‘Anglicanorum coetibus’, que estabelece o modo no qual os anglicanos que assim o desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica. Em 15 de janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do “Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora do Walsingham”, como "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.