Nº 0262 18/03/2011
1135. Evangelho de sexta-feira (18-03-2011) - 1ª leit Ez 18, 21-28; Sl 129, 1-8; Mt 5, 20-26 - Jesus disse aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Recadinho: Reconciliar-se! Não nos esqueçamos de que o maior mandamento é sempre o Amor! O que Deus quer de nós é que vivamos em perfeita união. A irritação, as palavras ofensivas, ofendem nosso próximo e nada constroem. Nossa oferta no Altar será inútil se antes não nos mostramos compreensivos para com todos.
1136. Missionário canadense morre no Japão - A Sociedade para as Missões Estrangeiras confirmou a morte, no terremoto do Japão, em 11 de março/11, de um dos seus membros, um sacerdote canadense que trabalhou no Japão durante cinquenta anos: P. André Lachapelle, nascido em Quebec, que estava em Sendai quando o terremoto ocorreu. Para sobreviver à tragédia, correu para pegar o carro e voltar para casa, que se encontrava a meia hora do local. P. André certamente queria unir-se aos seus paroquianos para acompanhá-los neste momento de provação. Mas a maré levou apenas meia hora para chegar à costa após o terremoto e o pegou na estrada. Seu corpo foi encontrado pela polícia. A Cáritas japonesa lançou uma campanha de doações em todo o Japão e está trabalhando junto às dioceses no apoio aos afetados pelo terremoto e pelo tsunami. A Cáritas Japão não tem intenção de lançar uma operação a grande escala diante desta catástrofe, mas trabalha em conjunto com as dioceses e outras organizações para ajudar as pessoas marginalizadas afetadas por este desastre. Outro objetivo é concentrar os esforços principalmente na fase de reabilitação, com foco no apoio psicológico e moral aos mais afetados pela catástrofe.
1137. Campanha da Fraternidade em Dourados (MS) - No domingo, dia 13 de março/11, a diocese de Dourados (MS) realizou a 1ª “Romaria da Terra, das Águas e das Matas”, em comemoração à abertura diocesana da Campanha da Fraternidade 2011. A caminhada atravessou parte da cidade, num percurso de sete quilômetros, de um parque a outro, com três paradas intermédias. Situada num estado que teve a maior parte de suas matas destruídas a partir da “Marcha para o Oeste”, promovida pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1944, Dourados hoje sofre as consequências dessa devastação, com estiagens e enchentes que se revezam quase todos os anos. No final, foram distribuídas 10 mil mudas de árvores aos participantes.
1138. Senado homenageia Campanha da Fraternidade - No dia 15 de março/11 o Senado brasileiro prestou uma homenagem à Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, que coloca em discussão o tema da vida no planeta. Doze senadores e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, discursaram durante a sessão especial. A requerente da sessão, senadora Ana Rita, parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa de colocar em pauta o tema do ‘aquecimento global e mudanças climáticas’. O representante da CNBB na solenidade, o arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva, agradeceu a homenagem do Senado Federal e lembrou que a Campanha “vem se constituindo num grande projeto de evangelização da Igreja no Brasil desde 1964 e tem prestado relevantes serviços à sociedade pois, ao longo de sua história, tem abordado temas de grande relevância, visando mobilizar pessoas, entidades e poderes públicos, em torno de uma realidade a ser transformada em prol da vida de todos”.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.