Nº 0253 09/03/2011
1094. Evangelho de quarta-feira de cinzas (09-03-2011) - 1ª leit Jl 2, 12-18; Sl 50, 3-6a. 12-14 e 17; 2ª leit-2Cor 5, 20 - 6, 2; Mt 6, 1-6.16-18 - Disse Jesus aos seus discípulos: 'Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai te dará a recompensa.
Recadinho: Infeliz de quem assume atitude vazia de exibicionismo. Não adianta querer passar por santo! O prêmio a receber já se diluiu todo! Temos que ser solidários com o próximo, ajudando-o e ouvir a voz de Deus que nos fala no íntimo do coração. Humildade é tudo!
1095. Quaresma 2011 - Hoje, quarta-feira de cinzas, dia 9 de março/11, a Igreja Católica inicia o tempo da Quaresma, em preparação à Páscoa. Reservamos nosso espaço de hoje para destacar alguns tópicos da mensagem especial do papa Bento XVI para este período da Quaresma. “Um vínculo particular liga o Batismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a Graça que salva”.
1096. Quaresma - 1º domingo: Jesus deixa-se tentar por amor a nós! - Evidencia nossa condição de seres humanos na terra. O combate vitorioso contra as tentações, que dá início à missão de Jesus, é um convite a tomar consciência da própria fragilidade. Cristo sai vitorioso das tentações, para abrir também o nosso coração à esperança e guiar-nos na vitória às seduções do mal.
1097. Quaresma - 2º domingo: Transfiguração de Jesus - O Evangelho da Transfiguração do Senhor põe diante dos nossos olhos a glória de Cristo, que antecipa a ressurreição e que anuncia a divinização do ser humano. A comunidade cristã toma consciência de ser conduzida, como os apóstolos Pedro, Tiago e João, «em particular, a um alto monte» (Mt 17, 1), para acolher de novo em Cristo, como filhos no Filho, o dom da Graça de Deus.
1098. Quaresma - 3º domingo: Encontro de Jesus com a Samaritana - O pedido de Jesus à Samaritana: “Dá-Me de beber”, exprime a paixão de Deus por todos os homens e quer suscitar no nosso coração o desejo do dom da “água a jorrar para a vida eterna”. Só esta água pode extinguir a nossa sede do bem, da verdade e da beleza! Só esta água, que nos foi doada pelo Filho, irriga os desertos da alma inquieta e insatisfeita, “enquanto não repousar em Deus”, segundo as célebres palavras de Santo Agostinho.
1099. Quaresma - 4º domingo: Jesus cura um cego de nascença - O Evangelho interpela cada um de nós: ”Tu crês no Filho do Homem?”. “Creio, Senhor”, afirma com alegria o cego de nascença, fazendo-se voz de todos nós. O milagre da cura é o sinal que Cristo, juntamente com a vista, quer abrir o nosso olhar interior, para que a nossa fé se torne cada vez mais profunda e possamos reconhecer n’Ele o nosso único Salvador. Ele ilumina todas as obscuridades de nossa vida.
1100. Quaresma - 5º domingo: Jesus ressuscita o amigo Lázaro - Somos postos diante do último mistério da nossa existência. Para a comunidade cristã é o momento de depor, com sinceridade, juntamente com Marta, toda a esperança em Jesus de Nazaré. A comunhão com Cristo nesta vida prepara-nos para superar o limite da morte, para viver sem fim n’Ele. A fé na ressurreição dos mortos, a esperança da vida eterna, abrem o nosso olhar para o sentido derradeiro da nossa existência.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.