Que este tempo da graça e salvação nos leve a restaurar o que há de bom em nós e nos favoreça voltar ao essencial da nossa vida.
Pe. Fábio Bento da Costa CSsR (Superior Provincial)
Após a euforia do carnaval, a Igreja nos convida a retirar máscaras e fantasias. A quaresma chega como advertência de um Deus que é Pai e nos ama com amor eterno.
Ele espera que voltemos para ele o nosso coração: "Voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo"(Jl 2,13).
O Senhor quer reinar sobre nós e diante de nossas resistências ele insiste: "convertei-vos e crede no evangelho"(Mc 1, 15). É preciso "rasgar o coração e não as vestes". Trata-se de mudança profunda e verdadeira, e não atitude de aparência e superficial.
Retirar máscaras e fantasias pode ser aquela atitude simples e humilde de quem se reconhece frágil: "Lembra-te que és pó e ao pó voltarás"(Gn 3, 19). Nada de orgulho e prepotência! É necessário despir-se da fantasia de ser o que não é,"porque, se alguém imagina ser alguma coisa, não sendo nada, se engana a si mesmo"(Gl 6, 3). Portanto, que "nenhum de vós tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que convém" (Rm 12, 3).
Que este tempo da graça e salvação nos leve a restaurar o que há de bom em nós e nos favoreça voltar ao essencial da nossa vida: - Amar a Deus e aos irmãos para sermos felizes nesta vida e ganharmos a eternidade.
- Manter o coração e os olhos fixos em Jesus Cristo e aquecer nosso desejo de consagração.
- Cuidar da qualidade da nossa vida comunitária, sendo mais fraternos.
- Renovar o ardor missionário e trabalhar com entusiasmo e alegria.
- Cultivar a espiritualidade redentorista, orar, dar e pedir perdão para viver reconciliado e em paz.
Procuremos rezar em nosso coração, traduzindo em nossa vida a oração do salmista: "Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!"(Salmo 51). Não nos deixemos enganar. É preciso corrigir nossos passos e abandonar as atitudes do velho homem: "Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. Não demores em voltar para o Senhor"(Eclo 5,2.5.8).
Fonte: O Rapidinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.