Pe. Clemente (Bernardo Maria) Tresoor, CSsR
Falecido em Wittem, Holanda – 08/03/2004
(94 anos)
O Pe. Clemente nasceu em Amsterdã, na Holanda no dia 14 de abril de 1909. Emitiu os votos religiosos na Congregação Redentorista em ‘s Hertogenboseh aos 08 de setembro de 1932. Ordenou-se sacerdote em Wittem aos 22 de setembro de 1937.
Veio para o Brasil em 1938, ligando-se à Vice-Província do Rio de Janeiro, onde ficou até 1949, quando veio para o Nordeste.
Na Vice-Província do Recife morou nas seguintes comunidades: Garanhuns (1949-1950), Juazeiro da Bahia, onde foi o iniciador da comunidade (1950-1953), novamente Garanhuns (1953-1957), Recife - Madalena (1957-1964), outra vez em Garanhuns (1964-1967) e por fim em Campina Grande até 1984, ano em que voltou para a Holanda.
Entre nós ficou conhecido como um grande missionário. Pregou muitas e muitas missões pelo Nordeste, destacando-se a coordenação das Missões Gerais do Recife em 1957-1958. Nas missões era extremamente zeloso, muito trabalhador, simples e pouco exigente naquilo que dizia a respeito à acomodação, alimentação e transporte. Pe. Clemente era até certo ponto preocupado excessivamente com questões morais, como o tamanho das saias usadas pelas mulheres. Muitas vezes em suas pregações e conferências tratava deste assunto demoradamente, até mesmo com certo escrúpulo.
O Pe. Clemente sofreu as influências próprias do seu tempo; ele era bastante conservador nas suas idéias e na sua postura com respeito ao modelo de Igreja. Porém, apesar disso sabia valorizar os movimentos, associações e irmandades próprias do seu tempo.
Na vida comunitária das diversas casas onde morou era sempre discreto e de poucas palavras, mas era muito cordial e de fácil convivência. Sabia interessar-se pelo trabalho dos outros e pelas coisas da Vice-Província.
Como trabalhou muito nas missões ele era um bom pregador, apesar de não ter uma voz excelente, aliás, nos últimos anos sua voz estava bastante cansada, pois naquele tempo se pregava muito nas praças e muitas vezes sem um serviço de som adequado.
Depois de voltar para a Holanda passou a residir no nosso convento de Nebo em Wittem, onde empenhou suas forças e talentos na orientação de todos aqueles que o procuravam. Era um homem de oração e nela encontrou forças no momento de sua doença. Veio a falecer no dia 08 de março de 2004, aos 94 anos de idade. Depois das cerimônias fúnebres foi sepultado no cemitério do nosso convento no dia 13 de março.
O Pe. Clemente foi agraciado com o título de cavaleiro na ordem de Oranje Nassau.
Merecidamente Pe. Clemente recebeu uma homenagem da Vice-Província. O seu nome foi dado ao salão construído anexo ao Centro Missionário Pe. Miguel em Garanhuns, talvez os dois maiores missionários populares que tivemos entre nós.
“A caridade de Cristo nos compele”.2 Cor. 5,14

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.