“São Clemente, meu bom amigo, sou feliz porque eu posso te louvar! Quero sempre, no meu caminho, tua vida em minha vida retratar”. Foi entoando este cântico que a comunidade da Paróquia da Glória, em Juiz de Fora (MG), deu início à Celebração Eucarística em homenagem a Clemente Maria Hofbauer. A missa festiva, realizada no dia do santo redentorista, 15 de março, foi presidida pelo formador da Comunidade Vocacional São Clemente, Pe. Lucio Marcos Bento, C.Ss.R., que completou naquela data dois anos de sacerdócio. Concelebraram os Padres Vicente Ferreira, C.Ss.R. (Superior Provincial), Ronaldo Divino, C.Ss.R., Mário Freitas, C.Ss.R., Braz Delfino, C.Ss.R., Mauro Carvalhais, C.Ss.R., José Wilker, C.Ss.R., Tarcisio Fonseca, C.Ss.R. e Ergo Dias de Araújo, C.Ss.R., além do Irmão Argemiro Melo, C.Ss.R. e Irmão Aníbal de Assis, C.Ss.R.. A comunidade da Capela São Clemente, localizada no bairro Borboleta, também marcou presença.
A festa de São Clemente foi celebrada com muita alegria, relembrando aspectos marcantes da vida deste grande propagador da Congregação Redentorista. Pessoa humilde e simples, de fé profunda, enraizada no coração de Deus. Com muita dificuldade tornou-se padre e com muita esperança se fez Redentorista. A vida de Clemente Maria Hofbauer foi profundamente marcada pela coragem e perseverança daquele que levou a Congregação para além da Itália, expandindo fronteiras e divulgando o carisma Redentorista. “A maior teoria da vida de São Clemente na verdade é a sua própria vida. Pode ser considerado um grande exemplo para os novos tempos pela sua dedicação e entrega”, afirmou o Provincial, Pe. Vicente, que lançou um desafio para os jovens seminaristas presentes na celebração: “Assumam o risco de fazer, de anunciar o Evangelho, revejam a sua fé, paguem o preço, lancem sua vida assim como Clemente o fez”.
No final da celebração, Pe. Américo rezou com os paroquianos a novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, invocando a Deus por mais vocações redentoristas que busquem o anúncio da copiosa redenção, seguindo os passos de São Clemente.
São Clemente, o missionário além fronteiras
Nascido em Tasswitz, na Moravia (República Tcheca), no dia 26 de dezembro de 1757, Clemente foi criado em uma família simples e de fé profunda. Ordenou-se padre pela Congregação Redentorista em Roma, no dia 29 de março de 1785. Foi responsável pela expansão das fronteiras da Congregação do Santíssimo Redentor, levando-a para além da Itália. Dedicou-se à formação humana e espiritual dos mais abandonados.
São Clemente foi beatificado em 29 de janeiro de 1888, canonizado no dia 20 de maio de 1909 e, em 1914, considerado Apostólo e Patrono de Viena.
Fonte: site Província do Rio

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.