PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
27 ─ 30. DOMINGO DA QUARESMA ─ S. Roberto, bispo
Evangelho (Jo 4,5-42) “Quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”.
A conversa de Jesus com a mulher de Sicar foi à beira de um poço. Natural que as palavras água, sede, beber ganhassem destaque e um sentido simbóli-co. Da água que é vida da terra, das plantas, dos animais e dos homens era fácil passar a falar de outra água, vida de outra ordem, mais alta e definitiva. Logo depois de pedir à mulher um pouco de água para sua sede, Jesus inverte toda a situação: ele é que tem a água verdadeira, ele é a fonte, não de água parada, mas fonte de água viva borbulhante, que faz regato e se faz rio de vida transbordante. Ele é fonte que pode saciar para sempre a sede que requeima o coração de todos os homens e de todas as mulheres. A mulher de Sicar acreditou e nunca mais teve sede. E levou muitos a beber nessa fonte que descobrira.
Oração
Senhor Jesus, no poço de Sicar, mais do que água fostes buscar aquela mu-lher para lhe oferecer a água nova, que ela nem podia imaginar. Não vos peço que fiqueis a minha espera, mas que venhais a minha procura, porque nem sempre me lembro de procurar a água de que preciso. Procuro felicidade e paz, mas quase nunca procuro o poço certo onde as possa encontrar. Mostrai-me, então, essa água que jorra para a vida, fazei-me beber dessa água que jamais a abandone em busca de outras. Creio, Senhor, que só vós podeis apa-gar minha sede, só vós me podeis dar a água que me faça produzir frutos de justiça. Dai-me dessa água, que se tornará em mim “uma fonte de água jorrando para a vida eterna”. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.