PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
QUARESMA PARA MUDAR
Este mês de março começa a Quaresma, tempo de preparação para a festa da Páscoa. Nas leituras e pregações iremos encontrar muitas vezes os temas da penitência e con-versão.
A palavra penitência indica o pesar e o des-gosto pelo mal cometido. Procura traduzir uma palavra dos Evangelhos que, no original grego, significa mudança de idéia, mudança nos valores e objetivos de nossa vida. Já a palavra conversão indica a mudança de orientação da vida e do procedimento.
Para isso precisamos da ajuda divina, que nos leve a reconhecer nosso erro e a querer mudar, e também nos dê força para mudar de fato. Essa ajuda divina é dada a quem a pede. Nossa Quaresma tem de ser tempo de oração e de escuta da Palavra de Deus.
Para tudo isso, temos a Liturgia da Quaresma, com suas orações e leituras da Bíblia. Mas temos também a ajuda das devoções tradicio-nais para esse tempo, por exemplo as procis-sões e as vias sacras. E não vamos perder os programas especiais no rádio e na tv.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os traba-lhos que me esperam, as alegrias e também os pe-quenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
1 ─ Terça-feira ─ Sto. Albino, bispo
Evangelho (Mc 10,28-31) “Pedro começou a dizer a Jesus: ─ Eis que nós dei-xamos tudo e te seguimos”.
O desconhecido não tivera coragem de aceitar o convite de Jesus. Pedro, im-pulsivo como sempre ao que parece, disse: Nós deixamos tudo e te seguimos. Também para dizer isso precisava de coragem. Não sei se podemos ter a mesma coragem. Afinal, que foi que deixamos por Cristo? E o que deixamos, deixamos de fato, ou o deixamos mais ou menos, tendo ainda apegos no cora-ção?
Oração
Senhor, pouco importa o que deixei até agora. O importante é se estou dispos-to a deixar agora o que for preciso para ser vosso discípulo. Meu coração ainda continua apegado, ainda se sente apertado sempre que deve renunciar a al-guma coisa. Alargai e esvaziai esse coração, libertai-me de todas as amarras, ajudai-me a ser afinal discípulo vosso, com todas as consequências. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.