Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso avalia quatro anos de trabalho
Reunidos na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, nos dias 29 e 30, os representantes da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso avaliam os trabalhos da Comissão nos últimos quatro anos e projetam os próximos eventos a serem realizados ainda em 2011.
Segundo o presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, dom José Alberto Moura, arcebispo de Montes Claros (MG), a Comissão tem feito um trabalho de conscientização em busca do ecumenismo entre as igrejas cristãs e um diálogo com outras denominações.
“A Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso tem trabalhado bastante na conscientização do valor fundamental de sermos ecumênicos, para melhor colocarmos em prática o amor de Jesus. Nestes quatro anos nós fizemos uma programação para apresentarmos ao episcopado brasileiro o enfoque do ecumenismo para toda a Igreja, levando-nos ao diálogo maior com as igrejas protestante, luterana e pentecostal”, disse dom Moura.
Ainda de acordo com o arcebispo de Montes Claros, a Comissão fortaleceu o diálogo com as igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e iniciou os diálogos com outras religiões. “Já realizamos vários encontros nacionais e internacionais sobre o ecumenismo. Retomamos o compromisso com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic); com a Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cesi) e outros organismos ecumênicos. Pudemos desenvolver mais as Comissões Bilaterais com os luteranos, anglicanos, presbiterianos unidos, bem como com os islâmicos, judeus e iniciamos o diálogo com as religiões Afro”, finalizou.
De acordo com o assessor da Comissão, padre Elias Wolff, o Grupo de Reflexão sobre o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso (GREDIRE), está encarregado de elaborar, para os próximos anos, dois diretórios para a Comissão. “O primeiro será para o Ecumenismo e o segundo para o Diálogo Inter-religioso no Brasil”.
O padre Elias destacou também a apresentação que a Comissão está montando para a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que a CNBB está organizando. “Queremos mostrar o valor do ecumenismo para a Igreja do Brasil nos 50 anos do Concílio Vaticano II”, ressaltou.
Fonte CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.