28 DE MARÇO – SANTA DO DIA
A RAINHA QUE ALMOÇAVA COM OS MENDIGOS
Foi Santa Gisela - Nasceu num suntuoso castelo medieval por volta do ano 1000. Era filha de duques e irmã do imperador. Quando tinha apenas dez anos foi dada em casamento ao rei da Hungria, Estevão I.
Foi uma rainha caridosa e sem luxo. Pobres e doentes que chegavam à sua porta, eram introduzidos no castelo. Às vezes sentavam-se à mesa mendigos, aleijados e cegos. Comiam e bebiam junto com a família real. Gisela contribuiu muito para a cristianização da Hungria, construindo igrejas e mosteiros.
Após a morte do esposo sofreu perseguições, humilhações e maus tratos, chegando até a ser presa. O rei Henrique III a libertou e mandou-a para outra cidade. Desiludida de tudo, pediu e foi aceita num mosteiro de monjas beneditinas. - Quando, em 1906, foi aberto seu túmulo, o corpo estava intacto. Na placa tumular ainda se podia ler a data de 1060, ano de sua morte.
BASÍLICA ANTIGA DE SANTA MARIA MAIOR
Ao ser eleito papa em 432, Sisto III enfrentou a famosa heresia dos pelagianos. Esta doutrina negava o pecado original e a corrupção da natureza humana. Também defendia a tese de que o homem, por si só, possuía a capacidade de não pecar, dispensando dessa maneira a graça de Deus. Santo Agostinho foi seu conselheiro na condução das heresias daquele tempo.
Depois do Concílio de Éfeso em 431, em que a Mãe de Jesus foi aclamada Mãe de Deus, Sisto III mandou ampliar e enriquecer a basílica dedicada à Santa Mãe das Neves, situada no monte Esquilino, mais tarde chamada Santa Maria Maior. Esta igreja é a mais antiga do Ocidente que foi dedicada a Nossa Senhora.
Mandou vir da Palestina as tábuas de uma antiga manjedoura, que segundo a tradição havia acolhido o Menino Jesus na gruta de Belém, dando origem ao presépio. Introduziu no Ocidente a tradição da Missa do Galo celebrada na noite de Natal, que era realizada em Jerusalém desde os primeiros tempos da Igreja. Morreu em 440, deixando a indicação do sucessor, para aquele que foi um dos maiores papas dos primeiros séculos, Leão Magno.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.