4 DE MARÇO - SANTO DO DIA
GOSTAVA MAIS DE REZAR DO QUE DE REINAR
S. Casimiro (1458-1484) é um dos 13 filhos do rei Casimiro IV e da rainha Isabel. Todos receberam formação completa. Distinguiu-se, porém, de todos o jovem Casimiro, principalmente na piedade e generosidade cristãs. No meio de tanto luxo e ambição, tão comuns nas cortes dos reis, ele conservava sua piedade e prontidão em servir. Mais parecia um noviço que um futuro rei. Alheio a todos os prazeres e lazeres que o cercavam, vivia meditando a Paixão de Jesus e se mortificava.
Subiu ao trono da Polônia com apenas 13 anos. Mas seu adversário Matias Corvino que ambicionava o trono, enfrentou-o numa campanha militar e o derrubou. Casimiro alegrou-se com isso, pois assim poderia dedicar-se mais à oração e à vida interior. Morreu quase repentinamente durante uma viagem. É o padroeiro da Polônia e da juventude.
Mesmo sendo patrono da juventude da Lituânia, São Casimiro é modelo para todas as idades. Com a ajuda da oração, da penitência, da direção espiritual e até do Papa do seu tempo, ele pôde discernir que seu chamado não era suceder o seu pai no trono. Renunciou ao trono, mas não deixou de ser solidario com as necessidades do reino, sendo o braço direito do seu pai no governo. Faleceu com apenas 26 anos. São Casimiro, rogai por nós!
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.