Nº 0240 24/02/2011
1042. Evangelho de quinta-feira (24-02-2011) - 1ª leit Eclo 5, 1-10; Sl 1; Mc 9, 41-50 - Disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber
a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.
Recadinho: Cuidemos de nossos atos! Eles devem testemunhar que fizemos opção feliz pelo Reino de Deus e estamos neste caminho. Agindo assim, estaremos nos aproximando do próximo e todos, unidos, estaremos em Deus. Nesta união, vivamos o Evangelho!
1043. Sacerdote católico assassinado na Índia - No dia 16 de fevereiro/11, um jovem de 24 anos assassinou o sacerdote G. Amalan, Secretário da Comissão de Família da diocese de Palayamkotta, estado de Tamil Nadu (Índia meridional), para roubar o pouco dinheiro que havia. O jovem, que confessou o crime e foi logo detido, frequentemente recebia ajuda material do sacerdote. O Bispo de Palayamkotta, Dom Jude Gerald Paulraj, presidiu o funeral do P. Amalan e elogiou seu zelo pastoral. Muitos casais testemunharam recordando a obra do sacerdote a favor das famílias.
1044. O uso de menores armados - Diversas entidades denunciaram recentemente que 24 países continuam usando menores armados em conflitos. Seis entidades insistem em que os Estados que ainda não o fizeram, que ratifiquem o "Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos da Criança". Este Protocolo, que aumenta para 18 anos a idade mínima para a participação direta em hostilidades, conforme o “Direito da Criança”, foi ratificado por 134 países; 23 já assinaram, mas não ratificaram (como Camarões, Gana, Libéria, Paquistão e Somália); e 35 não assinaram nem concordaram em fazê-lo (como Guiné Equatorial, Etiópia, Malásia, Mianmar, Arábia Saudita e Zimbábue). A campanha pretende que ninguém menor de 18 anos seja recrutado ou utilizado nas forças armadas ou grupos armados, uma vez que a associação com forças armadas priva as crianças de seus direitos e de sua infância, causando um devastador impacto físico e psicológico. No Chade, estão sendo recrutadas crianças com idade entre 13 e 17 anos pelas Forças Armadas e usadas em combate. E menores de 10 anos são usados como mensageiros e em funções de transporte. Ultimamente o recrutamento de menores de idade tem aumentado também no Iraque, Ruanda, Somália e Sudão (Darfur). Circulam notícias de crianças e adolescentes soldados que foram submetidos a situações extremas, nas quais alguns testemunharam o assassinato de seus familiares ou foram utilizados como instrumentos para cometer atrocidades. Muitos foram vítimas de abuso, estupro e outras formas de sexualidade forçada, incluindo "casamentos" com combatentes. Muitos foram drogados para superar o medo do inimigo, obrigados a roubar, estuprar ou mutilar pessoas.
1045. “Revista Devotos Mirins” - A edição de fevereiro/11 (14 páginas; 113.500 exemplares) é também
uma revista da Campanha dos Devotos, do Santuário Nacional, voltada, esta, para o público infantil. Vem com um encarte de uma página abordando a volta às aulas. Uma primeira matéria fala de cuidar de alguém ou de alguma coisa, doar-se. Aborda também o meio ambiente, tema da página de passatempo, e a água. Há uma página sobre a missa. A página de quadrinhos ensina a cuidar do planeta. Há também desenhos feitos por crianças e fotos de crianças. (devotosmirins@santuarionacional.com)
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.