Nº 0224 08/02/2011
0978. Evangelho de terça-feira (08-02-2011) - 1ª leit Gn 1, 20–2,4ª; Sl 8; Mc 7, 1-13 - Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.
Recadinho: Jesus se queixa de que o povo o honra com os lábios, mas o coração está tão longe! Muitas vezes em nosso dia a dia nos esquecemos de que fomos batizados! Agimos como verdadeiros pagãos! Nem sempre, porém, é por maldade! O maior exame de consciência que temos que fazer no dia a dia é ver como está nosso amor para com Deus, para com os irmãos, que são templos de Deus.
0979. Ordenados 11 diáconos dehonianos no Santuário Nacional - No domingo, dia 6, na missa das 12h, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), Dom Vital Chitolina, bispo da Prelazia de Paranatinga (MT), ordenou onze diáconos da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Os novos diáconos são originários de cinco estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Goiás e Mato Grosso. No próximo ano a congregação religiosa dos dehonianos estará comemorando 90 anos de presença no Vale do Paraíba, Estado de São Paulo. O carisma dos dehonianos é a “União, a oblação de Cristo em favor da humanidade, profetas do amor e ministros da reconciliação”.
0980. Serão ordenados 5 diáconos redentoristas - Cinco jovens missionários redentoristas serão ordenados diáconos no próximo domingo, dia 13, na missa das 10h, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP). O bispo ordenante será o também redentorista Dom José Carlos de Oliveira, bispo emérito de Rubiataba-Mozarlândia (GO), que atualmente reside, trabalha e faz parte da Comunidade Redentorista do Santuário Nacional. Os ordenandos são: Edicarlos da Silva, natural de São Vicente de Minas (MG); José Roberto Pessanha, de Santo André (SP); Pedro Paulo Dal Bó, de Boituva (SP); Ricardo Geraldo de Carvalho, de Santa Rita de Caldas (MG) e Valdevino Guimarães, de Josenópolis (MG).
0981. Sete sacerdotes e 300 paroquianos anglicanos passam ao catolicismo - A Diocese de Brentwood (Inglaterra) anunciou que sete sacerdotes e 300 paroquianos anglicanos passarão para a Igreja Católica através do Ordinariato Pessoal, criado pelo Papa Bento XVI no dia 15 de janeiro/11 para acolher quem deseja deixar o anglicanismo. O Bispo de Brentwood, Dom Thomas McMahon, já conversou com os
sacerdotes anglicanos, um retirado e seis vigários paroquiais em atividade, que serão ordenados presbíteros católicos. Este passo, que segundo o jornal é o maior que se dá até o momento, envolve três paróquias anglicanas de Essex e três deles receberão formação católica antes de serem ordenados como diáconos em maio e sacerdotes em junho deste ano. No dia 15 de janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, como "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica, preservando elementos de seu patrimônio anglicano".
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem e novos endereços de e-mail para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.