PE. VICENTE DE PAULO ANDRADE CSsR
10 de Fevereiro 1995+
Nasceu o Pe. Vicente em Patrocínio Paulista - SP a 28 de março de 1926.
Eram seus pais: José Eduardo de Andrade e Ana Augusta de Andrade. Era o 13º dos 15 filhos do casal.
Entrou para o Seminário Santo Afonso, em Aparecida-SP, no dia 14 de abril de 1939. Aí terminou seu curso de Humanidades. Fez o noviciado em Pindamonhangaba-SP, onde fez também sua primeira profissão religiosa na C.Ss.R. a 02 de fevereiro de 1948.
Os estudos de Filosofia e Teologia foram feitos no Seminário Santa Teresinha, em Tietê-SP. Foi ordenado sacerdote em Tietê no dia 27 de dezembro de 1952. Celebrou sua primeira missa solene em Patrocínio Paulista, a 04 de janeiro de 1953, com a participação de todos os seminaristas de Tietê.
Deixou o Seminário Maior em janeiro de 1954, iniciando sua vida apostólica como vigário cooperador na paróquia da Penha, em São Paulo, onde ficou até fins de 1958. De 1959 a meados de 1965 morou em Garça - SP, como vigário cooperador e depois como pároco e superior da comunidade, até inícios de 1969. Em 1970 foi ecônomo do Seminário Santo Afonso, em Aparecida-SP.
Daí passou a auxiliar do Diretor do Seminário São Geraldo, no Potim - SP, indo, em seguida, para Araraquara, onde foi Superior durante a construção do novo convento, na avenida Osório. Em 1976 trabalhou com os romeiros, na Basílica de Aparecida.
Durante os anos de 1977 e 1978 foi pároco de Mundo Novo, na Diocese de Rubiataba, em Goiás. Em seguida, novamente pároco de Garça e superior da comunidade. Voltou depois a trabalhar com os romeiros na Basílica de Aparecida. Passou daí a responsável pela igreja de Santa Teresinha, em Tietê. De 1985 a 87 foi auxiliar do Ecônomo Provincial para a região de Aparecida.
Depois, pároco em Sacramento-MG e superior da comunidade.
Foi, em seguida transferido para a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, sendo nomeado pároco em 1993, cargo que ocupou até seu falecimento.
Em final de 1994, depois do Natal, foi passar uns dias em Patrocínio Paulista, em casa de parentes. Lá manifestou-se claramente o que já se suspeitava: estava com câncer no fígado. Teve hemorragias internas, que o abateram muito. Seu estado só foi piorando. Faleceu no dia 10 de fevereiro de 1995, pelas 15,30 horas, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nesse mesmo dia foi levado para Aparecida, onde foi velado na Basílica Velha e onde foi celebrada a missa de corpo presente, no dia seguinte, com a presença de parentes, amigos, muitos confrades e seminaristas. Pe. Vicente estava com 69 anos de idade, 47 de vida religiosa e 43 anos de sacerdócio.
(Arquivo Provincial)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.