Pe. Fernando Suilen, CSsR.
Falecido em Wittem, Holanda - 21-02-1991 (77 anos)
Pe. Fernando Suilen nasceu no dia 16 de outubro de 1913. Fez a sua profissão religiosa em 8 de setembro de 1934 e foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1939. Depois de uns seis anos de trabalhos apostólicos na Holanda, o Pe. Fernando chegou ao Brasil em 1946 para trabalhar na Vice-Província do Rio de Janeiro. De 1946 a 1968 pregou Missões nas áreas missionárias da Vice-Província do Rio de Janeiro e foi até Superior das Missões. Em 1968 resolveu pedir a transferência para a Vice-Província do Recife-PE, e fazer uma nova experiência nesse novo ambiente. No entanto, logo viu e sentiu que essa experiência não ia dar certo.
Passou poucos meses em Garanhuns e voltou para o Sul do País. Convidado por Dom José Gonçalves, CSsR, aceitou uma Paróquia na diocese de Presidente Prudente-SP. Trabalhou diversos anos na cidade de Regente Feijó, SP. Das suas atividades paroquiais nada me consta. Só sei que era da ala muito conservadora e que por causa disto não gostou muito da Igreja do Nordeste. O seu temperamento bastante introvertido dificultava a convivência e a vida comunitária. Talvez, por causa disto escolheu morar sozinho numa pequena cidade do interior. Na diocese de Presidente Prudente era bastante respeitado pelo clero diocesano e pelo povo das muitas comunidades por ele atendidas. Dedicava-se principalmente no atendimento das comunidades rurais.
Para manter a fé e a religiosidade do seu povo, por diversas vezes convidou a Equipe Missionária da Província de São Paulo para pregar missões em sua paróquia. Como um outro São Francisco de Assis, o Pe. Fernando era muito amigo dos animais de toda a espécie. Ele os criava dentro da Casa Paroquial! Por isso mesmo sua casa era sempre uma bagunça generalizada.
Em 1987 teve um ataque cerebral e ficando sem condições de viajar só, chegou ao Recife acompanhado do Pe. João Bosco. Do Recife para Amsterdã teve como acompanhante o Irmão Adriano (de feliz memória). No Sul da Holanda (Heerlen) ficou ainda uns 3 anos hospitalizado, sempre com muitas saudades do Brasil.
O Pe. Fernando Suilen faleceu naquele Hospital no dia 21 de fevereiro de 1991 e foi sepultado na cripta do Convento de Wittem.
“Ao vencedor darei um prêmio: vai sentar-se comigo no meu trono, como eu também venci”.(Ap. 3,21a)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.