Pe. Agostinho (Johannes Jacobus Josephus Maria) Vinkenburg, CSsR
Falecido em Nijmegen – Holanda aos 76 anos – 17/02/2005.
Pe. Agostinho nasceu em Hertogenbosch no dia 26 de fevereiro de 1928. Sua Profissão religiosa aconteceu no dia 08 de setembro de 1948 e sua Ordenação Sacerdotal se deu no dia 21 de setembro de 1953. Após sua ordenação sacerdotal tornou-se professor no Seminário Menor do Nebo em Nijmegen. Um pouco mais tarde em 1962 partiu para o Peru, onde também trabalhou como professor no Seminário Redentorista.
Em 1965 Pe. Agostinho veio para o Brasil residindo nas seguintes comunidades: Bom Jesus da Lapa – BA (1965), Garanhuns – PE (1966 – 1968), Campina Grande – PB (1969 – 1976) e finalmente Garanhuns (1976).
Depois de 12 anos dedicados ao povo brasileiro, sobretudo aos mais pobres e abandonados do Nordeste Pe. Agostinho retornou a Holanda em 1977 onde passou a realizar um trabalho pastoral em Borne, Almelo e Moergestel. Além disto foi, por muitos anos, relator dos informativos Inter Nós e Ter Informatie da Província Holandesa. Foi também secretário, arquivista e cronista da Província trabalhando em Amsterdam, Roosendaal e desde 1994 em Wittem.
Já há alguns anos manifestou-se nele uma doença grave, que se tornou cada dia mais uma cruz pesada a ser suportada. Nos últimos tempos já não foi mais possível um tratamento adequado em Wittem, por isso mesmo em Janeiro de 2005 transferiu-se para a casa de Berchmanianum em Nijmegen, onde recebeu uma melhor assistência.
Pe. Agostinho Vinkenburg faleceu numa quinta-feira, dia 17 de fevereiro de 2005 e após a missa de corpo presente foi sepultado no dia 23 de fevereiro no cemitério do Convento Redentorista.
Todos aqueles que conviveram com Pe. Agostinho se recordam de suas atividades pastorais nas paróquias onde trabalhou e dos trabalhos missionários que realizou. Somos agradecidos a Deus pela sua vida e doação.
“Penso que os sofrimentos do momento presente não se comparam com a glória futura que deverá ser revelada em nós”. Rm 8,18.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.