CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

19 de fevereiro de 2011

REFLETINDO A PALAVRA Nº 577

Pe. Luiz Carlos de Oliveira CSsR

“Povo que celebra”

349. Assembléia convocada pelo Espírito

Ao refletirmos sobre o sacerdócio do povo de Deus, pensamos esse dom para fora da Igreja, no meio do povo. Podemos, contudo, perguntar: como fica a celebração da liturgia? Jesus disse: onde dois ou três estão reunidos em meu nome, eu estou no meio deles. O povo de Deus celebra, presidido pelos seus ministros ordenados. Há diferença essencial entre o ministério ordenado e o do povo de Deus. Mas quem celebra é todo o Corpo que tem Cristo como cabeça. Mesmo que não seja uma celebração de missa, seja um culto sem ministro ordenado, há um verdadeiro e autêntico culto a Deus, pois tem Cristo em seu meio. E vejamos que, no Brasil, (conforme ouvi há tempo) 70% das celebrações são feitas por leigos, pois não há sacerdotes suficientes. Mesmo assim, em tantas capelas rurais ou de periferias todas as semanas se reúnem para celebrar o culto. Que beleza de povo de Deus! Imaginemos no Amazonas onde o padre pode ir tão raramente. Mas a comunidade se reúne. É o Espírito Santo que convoca esse povo para celebrar. É o mesmo Espírito que faz desse ajuntamento de pessoas, corpo de Cristo que celebra. Mesmo não havendo missa, a comunidade preenche o dever de prestar culto a Deus, que é um modo de exercer seu sacerdócio comum a todo povo. Mas esse povo celebra a Eucaristia. Sendo uma Celebração Eucarística, ela não é coisa só do padre, mas de todo o povo. O padre faz parte do povo e preside em nome de Cristo. Mas a celebração é de todo o Corpo de Cristo. Assim o povo de Deus exerce sua função participando de uma liturgia. A força da comunidade não está no número ou organização mas no Espírito que faz dela Corpo de Cristo que presta o culto ao Pai pelo Cristo no Espírito.
350. Direito de celebrar
A definição de liturgia diz: “A liturgia é o exercício do múnus (função) sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significada e de modo peculiar a cada sinal, realiza, a santificação do homem. É exercido o culto público e integral pelo corpo Místico de Cristo, cabeça e membros” (SC 7). Todo o cristão faz parte desse corpo e participa desse culto integral. Ele tem, por isso, o direito de celebrar. O sacerdócio comum dos fiéis participa integralmente desse múnus sacerdotal de Cristo. Participa igualmente de cada sacramento, de modo particular da Eucaristia, a missa. O padre não é dono, é servidor, como ministro ordenado. Em seu ministério celebra com o povo de Deus e preside em nome de Cristo. Está unido ao povo sacerdotal. O missal diz, na introdução, que ele deve consultar o povo naquilo que se lhe refere e não ficar só no seu gosto pessoal.
351.Ministérios leigos na celebração
Em cada celebração há diversos ministérios. Eu já cataloguei mais de 50 ministérios ou serviços e equipes em uma celebração. O princípio é este: “cada um faça tudo e só o que lhe compete”. Por isso é necessário estudar para saber o que compete a cada um. Participar não é todo mundo fazer a mesma coisa, mas cada um unir-se a Cristo que se oferece ao Pai pelo mundo (Gregório Lutz). Uma celebração seria muito rica se procurássemos desenvolver os ministérios. Por eles seria possível um exercício mais fecundo do sacerdócio do povo. Mas o fundamental é ouvir a Palavra, louvar, agradecer e unir-se a Cristo em sua entrega ao Pai. Deste modo os cristãos realizam sua missão de povo sacerdotal. O Concílio ensina que “os fiéis, em virtude de seu sacerdócio régio, concorrem na oblação da Eucaristia e o exercem na recepção dos sacramentos, na oração e ação de graças, no testemunho de uma vida santa, na abnegação e na caridade ativa” (LG 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.