PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Não identificada: Eu tenho um filho que bebe muito e usa droga. Já não estou agüentando mais, ele maltrata meus outros filhos e meu marido. O que devo fazer?
É muito difícil lidar com pessoas viciadas, mas é preciso ter muita paciência e enfrentar o problema. Em primeiro lugar deve convencê-lo de buscar tratamento, pois a dependência química é uma doença e precisa como tal de ser tratada. Na faça concessões para com este seu filho, trate bem, mas não ceda demais, é preciso ser exigente com a pessoa. Outra coisa que precisamos fazer e muito é rezar por estas pessoas.
Maria Helena: A Bíblia diz: “Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mt 19, 6). Então os casais que hoje são separados não foram unidos por Deus no dia do casamento? Quem os uniu?
Muitos casais que se casam hoje em dia não o são de fato, pois onde não existe amor não existe casamento. O amor é que une as pessoas em Deus, pois Deus é AMOR. Muitas pessoas se unem pelo interesse, seja financeiro ou físico. O que deve unir é o ideal de vida a dois, construído no amor mútuo e verdadeiro.
Não identificada: Às vezes pessoas me magoam ou são agressivas comigo e eu não consigo revidar, mas fico guardando aquela mágoa dentro de mim. Detesto brigas, discussões, não dou conta de expressar minha indignação. Estou agindo corretamente?
Graças a Deus você não revida, pois daí nasce a violência. Quando revidamos o mal com o mal ele cresce, quando não revidamos ele diminui, pois não damos lugar ao ódio. Jesus nos ensina a dar a outra face, ou seja, a nunca pagar o mal com o mal e acima de tudo perdoar sempre. Continue assim, pois você não está perdendo nada em ser assim, pelo contrário. Quanto às mágoas, procure exercitar para não guardá-las, isso é ruim para você. Nunca guarde mágoa, pois ela é veneno para nosso organismo, para nossa vida.
Lêda Maria: Outro dia ouvi no comentário do Pe. Ângelo dizendo sobre a vida comum de Jesus e que foi uma época de insegurança. Se Jesus já sabia de sua missão, por que insegurança? E o que é Tempo Comum?
Jesus no começo de sua vida não tinha plena consciência de que Ele era o Messias, essa consciência foi crescendo na medida em que Ele assumiu anunciar o Reino de Deus. A sua vida foi normal, de um homem comum até por volta de 30 anos e certamente neste período ele teve inseguranças quanto ao seu futuro. Quanto ao Tempo Comum, é um tempo litúrgico. Assim como temos o Tempo do Natal, da Quaresma, da Páscoa, do Advento, temos também este tempo chamado comum e nele refletimos sobre a pregação e as atividades de Jesus durante o tempo em que Ele pregou o evangelho.
Vélvia: Muitas pessoas dizem que ter uma religião é importante, pois dá um direcionamento, uma força maior. Por outro lado, há quem diga que religião só atrapalha que sempre foi motivo de discórdia, controvérsias. O que pensa a esse respeito? Não bastaria acreditar em Deus, em Jesus, em Nossa Senhora, ter fé, amar e respeitar o próximo?
Quem disse que religião é causa de discórdia não conhece bem o que é religião. A palavra é justamente o contrário, pois ela significa religar o que está separado. As pessoas que interpretaram mal a religião no passado é que a fizeram causa de discórdia. A má vivência da fé leva a pessoa a aplicar a sua fé de modo equivocado. Religião sempre ajudou e nunca atrapalhou. Acreditar em Deus já é uma forma de ser religioso. A vivência da fé em uma Igreja deve levar a pessoa ao convívio salutar com Deus e com os irmãos. Não basta só crer, pois o demônio também crê e tem medo de Deus, é preciso crer e viver a fé.
Não identificada: Tenho uma irmã que tem muita inveja de mim. Desde que éramos crianças. Hoje temos 20 e 22 anos de idade e ela não mudou nada. É uma moça inteligente, mas sempre se achou abaixo de mim. Fale alguma coisa, dê uma orientação.
Isso deve ser conversado entre vocês duas, pois ninguém é melhor e maior do que ninguém. Dialogue e a faça ver as suas qualidades, tentando superar os defeitos. Certamente esse sentimento não surgiu do nada, pode ser que no processo educativo de vocês duas tenha sido colocado esse sentimento de inferioridade nela. Acabe com isso com atitudes que a valorize e a faça crescer.
Joelma: A novela das 18h da Rede Globo está enfocando o relacionamento entre homens mais novos com mulheres mais velhas. Faz parte da nossa realidade. Acha essa experiência válida ou é um risco? Relacionamento tem receita?
Relacionamento não tem receita e não existe idade limite para o amor e muito menos diferença de idade. Conheço casais que tem uma grande diferença de idade e isso nunca foi empecilho para o bom relacionamento. Não vejo problema algum de um homem novo se relacionar com uma mulher mais velha e vice versa. O que importa é o amor.
Roberto: Por que na Bíblia Pastoral não é utilizada a palavra Deus ou Senhor? Todos os Salmos falam em Javé!
Javé é o nome de Deus, nome que Ele revelou a Moisés no monte Sinai e esse nome significa “Aquele que caminha com seu povo para libertá-lo”, Deus é Javé, ou seja, o Libertador, aquele que quer a salvação de todos.
Sandra: A Palavra de Deus diz que temos que andar segundo o Espírito. Como se na TV só aparece mulheres nuas, não só na TV, mas nos jornais e nas ruas? A carne é fraca!
Sim a carne é fraca e mais ainda quando damos vazão aos nossos sentimentos egoístas que nos leva a viver pelo prazer. Convido a ler Carta de S. Paulo aos Romanos no Capítulo 8, lá diz sobre o viver segundo o Espírito e segundo a carne. É preciso viver sem deixar que a malícia tome conta de nós. Jesus nos diz no Sermão da Montanha que é Feliz, Bem aventurado aquele que é puro de coração. Se aquilo que é veiculado nos Meios de comunicação atrapalha você, renuncie, desligue, procure outros meios mais salutares.
Auxiliadora: Por que falamos que Jesus é filho de Davi?
Jesus é da descendência de Davi e a Palavra de Deus o chama assim, pois temos uma profecia que diz que o Messias nascerá da linhagem, da descendência de Davi e seu Reino não terá fim.
Elvira: Ouvi dizer que nossa Igreja está dividida entre católicos tradicionais e renovados, isso é verdade, existe esta divisão?
A Igreja não está dividida entre Conservadores e Renovados, mas existem essas duas linhas na Igreja. Alguns acham que é melhor viver conservando tradições outros acham que é preciso descer para o chão da vida do povo, ou seja, viver uma vida de maior engajamento social. Ambas as linhas convivem dentro da mesma Igreja, não se trata de divisão, mas sim de modo de ver e praticar a fé.
Olímpia Ma. Oliveira: Qual o origem da expressão “Ora pro nobis”? Eu conheço como alimento nutritivo.
Ora-pro-nobis, do latim "rogai por nós". É uma resposta da ladainha em latim. Na Botânica é uma planta, uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas. Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol.
Não identificada: Ao lado da minha casa tem um Centro de Umbanda. Tem dias que eles se vestem com roupas brancas e turbantes. Já pedi ao meu marido para vendermos a casa, pois tenho medo deles. Como fico muito sozinha em casa chego a passar mal. O que faço?
Não tenha medo de Umbanda e nem de nenhuma religião afro. Eles têm seu rito próprio, mas não fazem mal a ninguém. É preciso ter confiança em Deus minha filha, se o temos em nosso coração nada poderá nos abalar e nem vencer.
Sônia: É tão difícil crer sem ver! Parece que no tempo de Jesus era mais fácil crer, pois as pessoas viam Jesus e seus milagres. Hoje percebo que creio mais nos santos do que no próprio Deus, pois vejo a imagem do santo e a imagem de Deus eu não vejo. Como posso crer em Deus se eu não o vejo?
Jesus proclama bem aventurados aqueles que não viram e acreditaram. Não repita isso que você disse que crê no santo, Pois você o vê. Você não vê santo, vê sim a sua imagem, como pode também ver a imagem de Deus, de Jesus Cristo, Deus encarnado em nossa humanidade. Você não vê imagens de Jesus? Do Divino pai Eterno? As imagens nunca devem ser usadas como a presença real do santo ou de Deus, mas só uma lembrança. Leia mais a Palavra de Deus e procure exercitar mais a sua fé.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.