PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR
Keila: Qual a sua opinião sobre uma pessoa usar roupa de cor preta na passagem do ano?
Não vejo problema algum em usar preto ou outra cor na passagem do ano. Não podemos conduzir nossa vida por superstições. O que importa é o coração e a disposição em viver bem com os outros, construindo um mundo melhor a partir de cada pessoa.
Fátima: Estou convivendo com uma pessoa ignorante e grosseira. Não estou conseguindo rezar por ele, estou pecando?
Eu diria para você insistir na oração por esta pessoa ignorante. Sei que não é fácil conviver com uma pessoa assim, mas insista no diálogo e tenha muita paciência, o mal a gente vence com o bem. Se respondermos os ignorantes com ignorância estaremos incentivando esta prática abominável entre nós cristãos. Procure o diálogo.
Alaíde: Gostaria de saber se já nasci com o meu destino traçado, de modo que por mais que eu lute para conseguir algo, se não tiver no meu destino eu não conseguirei?
Ninguém nasce com destino traçado. Eu não acredito em destino, acredito sim em conseqüência de opções que fazemos ou que fizeram ao nos educar. É preciso fazer opções saudáveis, que nos tragam uma vida plena e feliz. Eu costumo usar um ditado que diz: “Ninguém colhe arroz se planta capim”.
Valdeci Ribeiro: Por que os protestantes cantam mais do que rezam?
Eu nunca fui a um culto protestante para saber disso, mas se o fazem não é mal, pelo contrário eles estão usando um conselho de Santo Agostinho que diz: “Quem canta reza duas vezes”. A música sempre foi usada pelas diversas religiões como parte do culto a Deus. Nós, católicos, usamos muito a música como forma de louvar a Deus e de cultuá-lo.
Regina: Quem era Joana, que foi com as outras mulheres visitar o túmulo de Jesus?
Joana era uma das muitas mulheres que seguiam Jesus. Ela era esposa de Cuza, um alto funcionário do Rei Herodes. Era uma mulher rica e que servia Jesus com seus bens, ajudando na obra de evangelização.
Kênia: O que quer dizer esta passagem em Is 3, 17 que diz: “O Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião. O Senhor porá a descoberto as suas vergonhas” ?
Isaías está criticando as mulheres orgulhosas e prepotentes de Jerusalém, que vivam no luxo e não se importavam com os miseráveis que vivam ao seu redor. O luxo e a prepotência é uma ofensa a Deus.
Dinair: Entre as personagens da Bíblia, Jó foi quem mais se rendeu com humildade à vontade de Deus? Fale um pouco sobre ele, por favor.
O livro de Jó não é um livro de história, mas um poema dramático religioso que discute , em profundidade, o tema universal da transformação do homem e trata do sentido do sofrimento na vida humana. Jó é apresentado como fiel a Deus, exemplo de perseverança na provação e de comprovada virtude, como a paciência.
Maria Lucinda: É pecado rezar o terço e não fazer a contemplação?
Não, a oração nunca pode ser pecado. Eu mesmo costumo rezar as dezenas do terço sem contemplar os mistérios, mas colocando na intenção de pessoas ou situações. Continue rezando do jeito que você costuma fazer, se está rezando é bom sinal.
Adelice: Existe alguma passagem dizendo que as mulheres têm que usar saias compridas, cabelos longos sem nunca ser pintado, não assistir televisão e coisas do gênero?
Não tem proibições na Bíblia sobre esses assuntos, mas temos nas Cartas de São Paulo orientações para a época, por exemplo, em 1Cor 11, 2ss ele fala do costume das mulheres usarem véu e diz que o cabelo é o véu das mulheres, mas ele não fala que é uma ordem, mas sim um costume de seu tempo e da Igreja da época. Não tem valor de mandamento ou proibição, só uma orientação para a época. Sobre televisão não tem nada, pois não existia televisão naquele tempo.
Terezinha: Eu gostava muito de ir à Lagoa das Brisas, aí minha filha ficou doente e eu prometi nunca mais ir lá, se ela fosse curada. Agora minha família me chama para ir passear lá e eu fico com medo de Deus me castigar. O que devo fazer?
Eu tenho a opinião que nunca devemos fazer promessas difíceis de cumprir, é preciso saber o que promete para ser coerente depois. Agora quando fazemos, para sermos coerentes, devemos cumprir. Mas fique tranqüila que Deus jamais castigaria você ou qualquer outra criatura, pois Ele é Amor, Bondade e Misericórdia.
Luiza Rosa: Quais os povos que de fato existiram na Bíblia?
Quando fizer alguma pergunta sobre Bíblia é bom e oportuno dizer a citação que tem dúvida. Não sei de que povos você está se referindo, mas normalmente os povos citados tanto no Antigo como no Novo Testamento existiram, alguns já foram extintos, mas a maioria ainda existe.
Lélia: Qual o significado da palavra “ninfa” na carta de Paulo aos Colossenses (4, 15)?
Ninfa significa moça nova, ou uma virgem prometida em casamento. Paulo manda uma saudação especial às moças da cidade de Colossos.
Darimar: Qual sua opinião sobre o Pe. Fábio de Melo estar fazendo ecumenismo (união das Igrejas), ou seja, em cantar com a Pastora Ludmila, sem discriminar sua religião?
O Dicionário Aurélio define ecumenismo como movimento que visa à unificação das igrejas cristãs (católica, ortodoxa e protestante). A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes igrejas cristãs. Do ponto de vista do Cristianismo, pode-se dizer que o ecumenismo é um movimento entre diversas denominações cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar as divergências históricas e culturais. Quanto ao fato do Pe. Fábio de Melo ter cantado com uma Pastora, não vejo como um gesto simplesmente ecumênico, vejo mais como uma ação de mídia. Ecumenismo seria também a Pastora cantar músicas católicas, mas isso eu sei que não fazem. Não existe ecumenismo de mão única, é uma via de mão dupla. Portanto não concordo com o fato acontecido numa emissora de TV.
Rosa Maria: Nunca ouvi falar que Nossa Senhora foi enterrada. Aconteceu com ela o mesmo que aconteceu com seu Filho Jesus?
De fato Maria não foi enterrada. O dogma da Assunção de Nossa Senhora nos ensina que ela for assumida em corpo e alma no céu, isso pelos méritos de Jesus Cristo. Como poderia Deus deixar ser corrompido um corpo que nos trouxe o Salvador?
Ivone: Qual a origem do “Sinal da Cruz”? e qual a sua finalidade?
O Sinal da Cruz é um movimento ritual executado com as mãos pela maioria, mas não todos, os ramos do Cristianismo. O sinal da cruz é realizado desenhando-se no ar uma cruz, sobre si mesmo, sobre outras pessoas ou sobre objetos. Existem duas formas principais de se traçar o Sinal da Cruz, uma seguida pelas Igrejas do Oriente e outra pelas Igrejas do Ocidente, mas raramente é usado por alguns ramos do Protestantismo. O sinal pode ou não ser acompanhado por uma fórmula verbal. O Sinal da Cruz é um dos símbolos mais básicos da religião cristã, relembrando a importância do sacrifício de Cristo na Cruz.
Origens: Inicialmente, por volta do século II, o sinal da cruz era traçado apenas com o polegar sobre a fronte da pessoa. No momento da Crisma ainda hoje o bispo traça o mesmo sinal sobre o candidato. Esta modalidade ainda persiste em outros momentos, embora modificada. Na missa católica os fiéis traçam este sinal na testa, como antigamente, mas também a seguir sobre os lábios e sobre o peito, durante a Proclamação do Evangelho. Por volta do século IV começaram a ser registradas variações nos locais e amplitude dos movimentos, até que o sinal se tornou largo como é hoje. Tem a finalidade de abençoar.
Amélia: Ouvi dizer que Deus ordenou aos Apóstolos que ministrassem o perdão. Onde encontro esta passagem na Bíblia?
Jesus instituiu o sacramento da confissão ou reconciliação. Os textos que fundamental este sacramento, entre outros são: Mt 16, 18; Jo 20, 21; Mt 18, 18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.